Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na apreensão de drogas e retenção de mercadorias estrangeiras irregulares em todo o País

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram durante os últimos dias na apreensão de drogas como skunk e na retenção de mercadorias estrangeiras irregulares, como bebidas, relógios e aparelhos eletrônicos no país. Confira os destaques:

Alfândega do Galeão/RJ

Na madrugada do último domingo, dia 21, Analistas-Tributários do Serviço de Bagagem Acompanhada (Sebag) da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto do Galeão (ALF/GIG) identificaram, em voo procedente de Guarulhos/SP, uma mala contendo grande quantidade de relógios de pulso.

Em operação de rotina efetuada por meio de escaneamento por equipamentos de raio-x, foi constatada a presença das mercadorias na bagagem de um passageiro senegalês de 33 anos, residente no Amapá, que transportava 125 relógios, alguns grafados com marcas de grifes famosas, como Rolex e Gucci.

Ao ser abordado pela fiscalização aduaneira, o passageiro não apresentou nota fiscal ou comprovante de origem dos bens e informou que os relógios seriam vendidos em Santarém (PA). A mercadoria foi retida por estar desacompanhada de documentação comprobatória de sua aquisição lícita bem como de sua autenticidade.



 



Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná

Analistas-Tributários que atuam na Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal da 3ª região fiscal (Direp03) retiveram 114 garrafas de vinhos argentinos que estavam em uma transportadora da cidade de Fortaleza nesta terça-feira, dia 23. O valor aproximado da mercadoria é de R$ 39.900,00.

No mesmo dia, também foram retidas 173 garrafas em Salvador. Na segunda-feira, dia 22, foram retidas 120 caixas de vinho, na Rodovia Presidente Dutra/RJ, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, e mais 200 garrafas de vinho, numa transportadora em Porto Alegre/RS. Todas as bebidas eram de procedência argentina e entraram no país irregularmente.

Já na semana passada, outras 174 garrafas de vinho introduzidas no país de forma irregular foram retidas, na sexta-feira, dia 19, em um centro de distribuição de remessas postais em Santo Antônio do Sudoeste/PR e mais de 100 garrafas de bebidas alcoólicas diversas (uísques, vinhos, licores e vodca) de origem estrangeira, desacompanhadas de nota fiscal, foram localizadas, na terça-feira, dia 16, em depósito de transportadora na cidade de Biguaçu/SC. Nesse mesmo dia, outra carga de 500 garrafas de vinho argentino e um videogame Playstation cinco foram retidos em uma transportadora da cidade de Chapecó/SC.



 



Manaus/AM

Analistas-Tributários do Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (Serep) realizaram, nesta terça-feira, dia 23, operação no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos correios que resultou na apreensão de Skunk.

Com a atuação da equipe K9 (cães de faro) da Receita Federal e destaque para o agente canino Odin, o Serep encontrou 51 gramas de skunk escondidos em encomendas que estava sendo enviadas de Manaus para Florianópolis/SC e São Paulo/SP. Apesar da pequena quantidade, o que chamou a atenção da fiscalização foi a forma que a droga estava camuflada: parte dela foi encontrada dentro de um dicionário jurídico em uma encomenda que também continha um disco de Bob Marley, chocolates regionais e uma garrafa de cachaça. De acordo com um bilhete, encontrado junto aos produtos, eram presentes.



 



Ponte Internacional da Amizade/PR

Analistas-Tributários da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR, em conjunto com policiais da Força Nacional, apreenderam, no âmbito da Operação Fronteira Blindada, 70 kg de maconha na Aduana da Ponte Internacional da Amizade nesta terça-feira, dia 23.

Por volta das 11h, um veículo com placas de Chapecó/SC, ocupado apenas pelo motorista, foi abordado para fiscalização de rotina. Durante a vistoria, os servidores encontraram a quantidade de maconha disposta em fundos falsos nas laterais do veículo.

A droga e o motorista, preso em flagrante por tráfico internacional de drogas, foram encaminhados à Polícia Federal para as providências cabíveis.



 



Itaguaí/RJ

Por meio de trabalho de análise de risco realizado por Analistas-Tributários da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da 7ª Região Fiscal (Direp07), a Receita Federal atuou na retenção de 24.800 aparelhos de tv box que estavam em dois contêineres no Centro Logístico Industrial Aduaneiro ZL Log, em Itaguaí/RJ.

O valor da mercadoria retida é de R$ 18.600.000,00. Com isso, a Direp07 já apreendeu 107 mil aparelhos de TV Box em 2021.

 





 



Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.