Analistas-Tributários da Receita Federal em Belém/PA participaram ontem, dia 5 de outubro, da Operação “Eirene III”. As ações foram realizadas em vários bairros e no centro comercial de Belém/PA por tropas do Comando de Missões Especiais, do Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar, e por equipes das delegacias da Polícia Civil, da Receita Federal e agentes de diversos órgãos do sistema de segurança pública que atuam no combate a criminalidade.
A operação "Eirene" se integra a outras duas ações que foram desencadeadas em bairros e ter por objetivo combater à exploração de máquinas caça-níqueis, crimes de violação de direito autoral por venda de mídias piratas, até a fiscalização em bares e casas de shows, quanto à documentação e a presença de crianças e adolescentes desacompanhados ou em situação de risco. De acordo com informações do coronel da PM Daniel Borges, Comandante de Policiamento da Capital, a megaoperação conta com um efetivo de 600 homens dos 16 órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos. "Os trabalhos só devem encerrar quando os 15 pontos-alvo e as denúncias feitas por populares durante a ação forem totalmente averiguados pelas equipes", explicou.
Na operação, foram apreendidos até o momento cerca de seis toneladas de materiais piratas, nos quatro bairros, e encaminhados à Divisão de Investigações e Operações especiais (DIOE). Duas pessoas foram detidas. O posto integrado de comando que acompanha as ações da Operação "Eirene" foi montado na Praça Magalhães, no bairro do Reduto. Neste local, funcionam uma Delegacia Móvel e o serviço Disque-Denúncia da Polícia Civil (181).
As equipes policiais contam com apoio das lanchas e embarcações do Grupamento Fluvial Integrado, na fiscalização dos portos localizados às margens da Cidade Velha; dos cães farejadores da Companhia de Policiamento com Cães da Polícia Militar; do helicóptero do Grupamento Aéreo do Sistema de Segurança Pública, além de dezenas de motocicletas e bicicletas da PM. A “Eirene” teve início no dia 10 de agosto deste ano, nos bairros do Telégrafo, Sacramenta e Barreiro. Uma semana depois, a operação integrada dos órgãos do Sistema de Segurança intensificou o patrulhamento e o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo nos bairros da Cabanagem, Atalaia, Una, Marambaia e Jaderlândia. Em sua terceira edição, a “Eirene” concentra as ações na área do 2º Batalhão da Polícia Militar/6ª Zona de Policiamento da Capital e, desta vez, conta com o apoio especial de agentes da Receita Federal (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho), que atuam na prevenção e no combate à sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção, além de outros crimes relacionados ao comércio internacional.
Todas as ações da “Eirene III” visam o reforço da presença das forças de segurança nos bairros, por meio de barreiras policiais nos principais corredores viários, do patrulhamento ostensivo, abordagens e revista pessoal, incursões em áreas de alto risco e onde são registrados os maiores índices de ocorrências criminais, o comércio e distribuição de material ilegal, combate a crimes
ambientais, menores em situação de risco, a prática de infrações de trânsito e roubos praticados em transportes coletivos. (Com informações do Diário Online)