Analista-Tributário e atleta de Araraquara fatura título do Interestadual de Triatlo

Analista-Tributário e atleta de Araraquara fatura título do Interestadual de Triatlo
No último domingo, na cidade de Brotas (SP), foi realizado o 3º Interestadual de Triathlon, que teve como campeão o Analista-Tributário e atleta Renato Dantas de Lucas, de 38 anos, que reside em Araraquara/SP.

No último domingo, na cidade de Brotas (SP), foi realizado o 3º Interestadual de Triathlon, que teve como campeão o Analista-Tributário e atleta Renato Dantas de Lucas, de 38 anos, que reside em Araraquara/SP. Acostumado a títulos e desafios, o triatleta comemorou o feito. “Para mim foi uma conquista muito legal, pois fazia tempo que eu não ganhava e também pelo fato de eu estar praticando mais a corrida ultimamente. Eu participei dessa competição meio que por acaso, mas foi um resultado muito animador para eu continuar me dedicando nos treinos”, conta o campeão, que realizou duas maratonas em 2012, uma em Porto Alegre/RS e outra em Florianópolis/SC, e só iniciou os treinamentos de ciclismo e natação em setembro. “Em outubro eu participei de outra prova de triatlo e fiquei em 2º, mas era metade da distância”, conta.


A prova de Brotas, que contou com 150 atletas de todo país, teve chuva, barro, grama encharcada e asfalto escorregadio, mas nada que pudesse impedir Renato de terminar na primeira colocação. A competição é considerada o maior desafio olímpico do Brasil, disputado na distância de 1.5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. O triatleta analisa seu desempenho com muito otimismo. “Voltei a treinar bem e o intuito seria chegar entre os cinco primeiros. Mas sabemos que depende muito do dia, e neste dia eu estava me sentindo muito bem, tanto que fiz o melhor ciclismo e a melhor corrida entre todos os participantes”, destaca Renato, que participou pela primeira vez da prova que chegou à sua terceira edição. O Interestadual também contou pontos para o Campeonato Paulista de Triathlon e para o Trimaster – Campeonato Brasileiro Master de Triathlon. Ele relata que conquistou o índice para participar da Maratona de Boston, mas ainda não conseguiu patrocínio para confirmar sua participação.


Sua vida no esporte 


Nascido em Jaboticabal, Renato conta que sempre praticou esportes como futebol e natação, mas teve a influência do irmão mais novo, Ricardo, que hoje é professor de educação física e era nadador em 1993, época em que o triatlo estava chegando ao Brasil. Em 1993, quando cursou seu primeiro ano da faculdade de engenharia química da Unicamp, em Campinas, conheceu um grupo de pessoas que corria e passou a acompanhá-los. No mesmo ano, começou a treinar a natação. Em 1994 passou a pedalar e participar de provas regionais e em 1995 começou a conquistar bons resultados. Em 1996, 97 e 98 passou a colecionar títulos e participar de provas consagradas como o Ironman. Em sua primeira participação no Ironman, ficou em 3º lugar da categoria até 24 anos. Em 2001, 2002 e 2003 competia em provas profissionais, de elite, e chegou a integrar a equipe Pão de Açúcar. No Ironman do Havaí, foi o melhor brasileiro da prova. Falando em Ironman, em 14 edições da prova que possui 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida, ele conseguiu terminar todas com o tempo abaixo de 10 horas, sendo seis abaixo de 9 horas, e o melhor deles foi em 2001, em Florianópolis, com o tempo de 8h42min42seg.


Em 2004, passou no concurso para Analista-Tributário da Receita Federal e começou a morar em Araraquara. “Trabalhava oito horas por dia, até dava tempo para treinar, mas não dava tempo para descansar, o que é algo fundamental no triatlo”, ressalta. Por isso, Renato parou de participar de provas de alto nível e começou a disputar corridas. Recentemente, decidiu voltar a treinar as três modalidades e o resultado foi satisfatório, com títulos que o motiva a se dedicar ainda mais para as competições do ano que vem. Seu próximo desafio será a Corrida de Santo Onofre, que será realizada na tarde do último dia do ano, em Araraquara. No ano passado, ele foi o melhor atleta de Araraquara na prova. (Com informações do Jornal O Imparcial)