Por ser de interesse dos servidores da carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil que possuem arma de fogo particular, passamos as instruções para a renovação do registro junto à Polícia Federal (PF), para conhecimento dos mesmos.
Renovação de Registro de Arma de Fogo:
Para renovar o registro de arma de fogo o cidadão deve dirigir-se a uma unidade da PF munido de:
1) Requerimento preenchido, conforme formulário no site da PF (um requerimento para cada arma) - Veja o modelo (preencher no site e imprimir)
2) RG e CPF; (em original e cópia)
3) Comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos nos links abaixo:
Justiça Eleitoral - (certidão negativa de Crimes Eleitorais e não de quitação eleitoral)
4) Documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa (anexar o contracheque e o comprovante de luz, telefone fixo ou água, em original e cópia);
5) Declaração de não estar respondendo a inquérito ou processo criminal.
6) Comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, realizado em prazo não superior a 01 ano, que deverá ser atestado por instrutor de armamento e tiro e psicólogo credenciado pela PF;
- Teste de Capacidade Técnica: sugerimos procurar uma empresa que tenha instrutores de tiro credenciados junto à PF, para fazer o teste teórico e o prático (20 disparos).
- Teste Psicológico: sugerimos procurar psicólogo que seja credenciado junto à PF.
7) Quanto ao pagamento da taxa devida para a emissão do documento, anexar o requerimento de isenção da taxa, conforme faculta a legislação para os integrantes da carreira ARFB, juntamente com a cópia da identidade funcional.
8) 1 (uma) foto 3x4 recente.
Entregar todos os documentos na sede da Polícia Federal da cidade.