Os Analistas-Tributários lotados na Delegacia da Receita Federal em São Bernardo do Campo/SP, apresentaram, no dia 15 de abril, manifesto de repúdio à Nota Cosit-E nº 94 de 31 de março e da Nota Cosit-E nº 108 de 14 de abril. Os Analistas-Tributários destacam que as Notas são desprovidas de liame e não condizem com a realidade do trabalho desenvolvido pelos ATRFBs, há muitos anos. As referidas notas dão corpo ao pensamento oficial da RFB de que o nosso cargo exerce atribuições de somenos importância e complexidade.
Essa pregação sindical que já ocorre de longa data, fez formar-se um clima de segregacio nisto no seio da instituição. Tanto assim que tentativas recentes por parte das atribuições locais visam fomentar a boa convivência entre seus membros mediante a criação de espaços de convivência, pesquisas de ambiente, atividades colaborativas entre setores, independente dos cargos envolvidos. Na contramão dessas iniciativas, vem inserir-se as citadas Notas Cosit, tornando oficial o embate sindicalista.
Não porá caso os mesmos servidores tratados e apelidados de meros auxiliares e elementos de apoio nas citadas Notas Cosit-E 94 de 31 de março de 2015 e Cosit-E nº108, de 14 de abril estão contemplados e inseridos no corpo funcional de cerca de trinta e uma mil pessoas, composto por uma casta de servidores e colaboradores bem preparados e dedicados que constroem a referência em excelência com que a instituição e reconhecida. Esse excerto de um texto reproduzido no Institucional da intranet da RFB – intranet. Receita.fazenda/menu-lateral/instituição dá mostras de que, se por um lado, no discurso interno, a RFB exalta o valor e o trabalho de seus Analistas-Tributários, por outro lado, essa mesma RFB não reconhece e menospreza, inexplicavelmente, as atividades realmente exercidas pelos servidores empossados no cargo de ATRFB.
A grandeza de qualquer instituição, pública ou privada, é forjada, diária e constantemente, por seu corpo de funcionários e os servidores, de todos os escalões, indistintamente, que, seguindo princípios de união, lealdade, confiança, profissionalismo e respeito, não meramente retóricos, colherão frutos de conquista e sucesso institucional a bem de toda a sociedade.
Atônitos, em um primeiro momento, pelo teor imprevisto das referidas Notas, solicitamos posicionamento da Administração Local em relação às mesmas, tendo em vista que o seu escrito cumprimento haverá de prejudicar sobremaneira as atividades desta Delegacia de forma geral. A reunião contou com a presença de 33 Analistas-Tributários.