Nós, Analistas-Tributários da RFB de Salvador/BA e Lauro de Freitas/BA, vimos nos manifestar para exaltar nossa admiração pela atuação como deputado federal do Auditor-Fiscal Amauri Teixeira, por testemunharmos sua lealdade à toda sua história de luta e experiência de vida, sua independência do poder econômico, sua busca incansável por justiça na Receita Federal e no país com uma atuação assídua e responsável na Câmara Federal e de liderança nas Comissões e Plenário, sendo considerado uma das 100 cabeças do Congresso Nacional, em apenas um ano de mandato.
Consideramos fundamental nos manifestarmos, pois o que vemos na quase totalidade da realidade brasileira, sobretudo na Receita Federal, é a contaminação pela irresponsabilidade social, pelo descompromisso, pela vaidade e favorecimento a interesses pessoais e corporativos em detrimento do compromisso público. A exemplo de Auditores-Fiscais que tendo ocupado o cargo oriundo dos Analistas-Tributários, da mesma Carreira, após passarem a ocupar o cargo de Auditor, só vislumbram o massacre aos direitos do cargo de origem. A mesma espécie de contaminação se dá, quando alguém passa a exercer mandato legislativo, se esquece da realidade brasileira e suas grandes mazelas e nega todas suas bandeiras, pelas quais sempre lutou, favorecendo-se de privilégios e comprometendo-se como poder econômico.
A trajetória do deputado federal Amauri Teixeira brilhou como um raio de luz, pois não se pautou por nenhuma forma de contaminação.
Nós, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, trazemos em nossa história profissional e de brasileiros, lutas incansáveis por décadas, buscando o reconhecimento de direitos massacrados pela cega prepotência de interesses corporativos mesquinhos que mantêm quase imutável uma realidade de exploração, conflito, ineficiência e sofrimento, uma estrutura de concentração de poder, que pela distorções internas, atua massacrando os pequenos contribuintes e acaba favorecendo a grandes sonegadores.
Por toda a sua coragem e serenidade na busca por justiça, como exemplo de vida, de compromisso como agente público, o exemplo de Amauri Teixeira não nos deixa sermos atolados numa sórdida realidade onde só impera a falsidade e a vilania. Ainda nos mantém, e mais vivos ainda, na luta.