Analista-Tributário da DRF/Porto Velho promove palestra de Educação Fiscal para profissionais, professores e acadêmicos da FAAR

Evento ocorreu na última terça-feira, dia 20 de junho, em Ariquemes/RO.

O Analista-Tributrário da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, representante de Educação Fiscal, promoveu mais um evento de Educação Fiscal com enfoque na legislação e na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

A ação aconteceu para 36 acadêmicos e professores do curso de ciências contábeis das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAR), em Ariquemes, a 200 km da capital, Porto Velho. Foram abordadas questões como a origem da obrigação de entregar a Declaração de Ajuste Anual do IRPF, tanto no CTN quanto no RIR/1999; a definição doutrinária da obrigação; a classificação dos rendimentos, despesas dedutíveis e dependentes; dentre outros assuntos. A inscrição gratuita pela internet e casos de suspensão do CPF e "Malha Fina" também foram temas da palestra.

O professor e coordenador do curso, Edson Roberto do Nascimento, a professora Lourdes Elisa Michelon, responsável pelo convite à Receita Federal, e os acadêmicos interagiram fazendo perguntas diversas sobre os temas, o que tornou a palestra bastante animada e interessante.

Os presentes aprovaram o evento. A acadêmica Vilela disse: "a palestra nos indicou como agir como contribuintes e como futuros profissionais contábeis". Já a professora do curso, Lourdes Elisa Michelon, declarou: "a palestra nos trouxe muitos aspectos práticos. Por exemplo, eu tinha dúvidas sobre pagamento e rendimentos de pensão alimentícia. Mas agora sei como fazer tanto em relação a quem paga a pensão quanto a quem recebe, o que vai me ajudar a evitar a chamada Malha Fina nesses casos."

Francisco Pinto aproveitou para falar rapidamente sobre o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), o que deixou os professores bastantes interessados. Combinou-se uma futura reunião com a diretoria da FAAR para tratar sobre o assunto.

Produzido por Informe-se Nacional.

Fotos: Informe-se Nacional.