Personalidade
José Alberto Orihuela
Nascido em 1 de maio de 1935, em São Borja-RS, José Alberto Orihuela, é um gaúcho que valoriza as tradições.  Orihuela tomou posse do cargo na década de 60, quando foi nomeado Técnico do Tesouro Nacional pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Ele exerceu a função até 1992 na DRF de Passo Fundo-RS.
O Técnico aposentado se orgulha de ter servido a Receita. “Graças ao meu emprego na Receita Federal eduquei meus filhos e constitui uma família”, afirma. A única coisa que sempre o incomodou no serviço público é a falta de interação entre as classes. “Em vez dos funcionários ficarem brigando, deveria haver mais respeito e interação”, explica. Orihuela sempre promoveu confraternizações, pois os colegas  sempre foram a extensão de sua família.
Orihuela também em seu lado artista. Nosso amigo gaúcho é músico, mas toca um instrumento exótico: serrote. O gosto pelo instrumento surgiu em 1962, durante uma apresentação no Centro de Tradições Gaúchas. Segundo “Serrote”, apelido  dado por amigos, foi paixão à primeira vista. “Quando vi o músico tocando, mal esperei o dia amanhecer para ir ao comércio e comprar um serrote e um arco de violino”, revela.
O seu trabalho é reconhecido em todo o País. Recentemente foi entrevistado por Jô Onze e Meia.  Orihuela tem como parceiros o amigo Clóvis Mendes que juntamente com seu filho Eduardo completa trio de “serroteiros” que já está com turnê marcada.
Nosso amigo também valoriza os costumes. Ele mesmo construiu um centro de valorização da cultura gaúcha. É neste ambiente que ele se reúne com amigos e familiares para tomar chimarrão e apreciar a culinária dos pampas. Também ao lado de sua casa o Técnico aposentado mantém uma horta onde cultiva hortaliças, frutas e verduras.
Homem simples, de bem com vida, ele tem uma vontade de viver de dar inveja aos jovem. O segredo: acordar cedo, curtir a família e os amigos, ter bons pensamentos e nenhuma vício. Não é à toa que aos 69 anos, Orihuela está se preparando com toda energia para comemorar no próximo ano suas bodas de ouro com sua esposa dona Gelci Pereira Orihuela. Parabéns!