Falando com o Leitor
Imbatível balanco
Se o fim do ano nos faz analisar a trajetória percorrida nos 12 meses passados, o fim de 2004 me obriga a fazer um balanço não apenas do ano que termina, mas de meu mandato frente da DEN que se encerra no próximo dia 31. Ao confrontar as conquistas e as derrotas, tenho certeza que 2004, assim como os anos de nossa gestão frente a Direção Nacional do SINDIRECEITA foram de mais vitórias do que de derrotas.
Enfrentamos um adversário poderoso. Um inimigo que tinha a seu favor o discurso do enorme déficit fiscal, invariavelmente vinculado ao gasto com o funcionalismo público. Um adversário capaz de fazer curvar até os mais valorosos defensores do funcionalismo e dos trabalhadores. Lutamos contra uma idéia que tomou forma na maioria dos países e que no Brasil conseguiu inclusive transformar o PT e o governo Lula de forma drástica. Até a corte suprema o STF sucumbiu a idéia de que era preciso diminuir os ditos "privilégios" do funcionalismo em nome do bem comum, do acerto das contas públicas.
Sofremos duas duras derrotas, com a cobrança da contribuição previdenciária e com a quebra da paridade caracterizada com percentuais de gratificação diferenciados para ativos, aposentados e pensionistas. Mas que fique claro, essa luta ainda não terminou. O SINDIRECEITA vai continuar batalhando contra a cobrança dos inativos, assim como, mais uma vez, marcará uma forte posição contrária a quebra da paridade entre ativos e aposentados.
Esses compromissos estão registrados em nossa história. Terminamos 2004 da mesma forma como começamos, lutando pelos direitos dos servidores. Estamos participando ativamente da discussões sobre o ingresso das ações na OEA para impedir a cobrança previdenciária. Nossa ação pela paridade da GIFA será impetrada pelo jurista Aldir Passarinho, que nos deu a vitória na ação da GDAT, hoje GAT.
Por fim encerro a minha última mensagem como presidente do SINDIRECEITA agradecendo a todos os valorosos aposentados e pensionistas. Sou eternamente grato pela confiança depositada nesta gestão, e por mais um voto de confiança conferido ao novo presidente Paulo Antenor, um grande companheiro e amigo. Fiquem certos que com Paulo Antenor na DEN, vocês terão mais uma vez, um incansável defensor dos interesses dos Técnicos da Receita Federal, ativos, aposentados e pensionistas. Até uma próxima vez. Um feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações e felicidades.
Reynaldo Puggi
Presidente do SINDIRECEITA