Encarte

Receita Federal completa 36 anos de excelência no serviço público

Ao completar 36 anos de existência, a Secretaria da Receita Federal está entre as instituições de maior credibilidade do País. A festa de comemoração foi realizada no dia 18 de novembro, em Brasília e contou com a presença de vários colegas.Na cerimônia, o secretário da Receita Federal Jorge Rachid, destacou a importância da instituição para a estabilização da economia do Brasil.Na cerimônia de comemoração realizada no dia 18 de novembro, no Clube do Exército, em Brasília, o secretário da Receita Federal Jorge Rachid, destacou a importância da instituição para a estabilização da economia do Brasil.
Para uma platéia de cerca de 250 pessoas, o secretário falou dos avanços conquistados pela instituição. "Sobre a direção do Ministro da Fazenda, Antônio Palocci, continuamos trabalhando em busca da estabilidade da economia e da melhoria do atendimento ao cidadão", disse.
Rachid também falou sobre as melhorias que vêm sendo adotadas para os servidores, e comentou os resultados das últimas negociações com as categorias que integram a carreira de Auditoria da Receita Federal. O secretário ressaltou a importância de continuar avançando e melhorando as condições de trabalho, através de investimentos em pessoal e estrutura física. "A Secretaria da Receita Federal é um instrumento que auxilia o governo federal na administração do Estado, para que esse cumpra sua missão", disse.
Além do secretário da Receita Federal, Jorge Antônio Deher Rachid, a festa contou com a presença do auditor fiscal da Receita Federal, José Antônio Schontag, do gerente executivo da Diretoria de Governo do Banco do Brasil, Julio César Delfiaco, do superintendente regional da Receita Federal da 1ª Região Fiscal, Nilton Tadeu Nogueira. O SINDIRECEITA foi representado pelo presidente Reynaldo Velasco Puggi.
A Direção Nacional do SINDIRECEITA também foi representa pelo presidente eleito, Paulo Antenor de Oliveira e pelo assessor parlamentar Rodrigo Thompson. Os colegas da delegacia sindical de Brasília também participaram da solenidade. A DS foi representada pelo delegado Edmilson César de Lima, pela delegada sindical substituta, Maria Liege de Sousa Leite e por vários colegas que trabalham nas unidades da Receita Federal em Brasília e demais cidades satélites.

Premiações
Pelo segundo ano consecutivo, o SINDIRECEITA premiou os Técnicos que se destacaram no cumprimento de suas funções. A Medalha Destaque Funcional Técnico da Receita Federal "Aurélio Costa Neto" foi instituída, em dezembro de 2002, e promove o reconhecimento dos servidores públicos que tenham se destacado pela dedicação à instituição Receita Federal. Foram agraciados os seguintes Técnicos:Patricia Coelho Affonso - Rio de Janeiro-RJ, Jônatas do Vale Santos Brasília-DF, Paulo César de Oliveira Abreu Morrinhos Goiás, José Vicente Fialho Flores da Costa Brasília-DF, Elaine Oliveira Souza,São Paulo.

XXXIV reunião ordinária do CNRE

O plano de metas para a gestão da DEN 2005/2007 foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros que participaram da XXXIV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estadual (CNRE), realizada nos dias 3 e 4, em Brasília. A proposta orçamentária apresentada pelo presidente eleito Paulo Antenor de Oliveira também foi aprovada pelos conselheiros. (disponível na intranet). Também foi discutido e aprovado, por 26 votos favoráveis, nenhum contrário e nunhuma abstenção, a realização de uma plenária sobre "Administração Tributária", provavelmente em março do ano que vem, na capital paulista, juntamente com o CNRE. Os custos serão cobertos com recursos das delegacias sindicais, da Diretoria Executiva Nacional e do fundo de reserva. A mesa do conselho informou ainda que, em 2005, deve haver uma Assembléia Geral Nacional (AGN) Extraordinária.

Ação da GIFA é destaque na imprensa

As ações para garantir a paridade entre ativos e inativos movidas pelo SINDIRECEITA receberam atenção da imprensa. O Jornal de Brasília, divulgou em novembro a ação pela garantia da GIFA para aposentados e pensionistas que será impetrada pelo Sindicato.
Na coluna Ponto do Servidor, a jornalista Karla Cardoso destaca a atuação do jurista Aldir Passarinho, autor da ação que garantiu a extensão da GDAT para os aposentados e pensionistas, que está analisando a questão da GIFA.

Diretoria Eleita reúne-se com o
Secretário da Receita Federal

No dia 1° de dezembro, a Diretoria Executiva Nacional eleita para o triênio 2005/2007 reuniu-se com o secretário da Receita Federal, Jorge Antonio Deher Rachid. Além de apresentar os novos integrantes da DEN, a reunião serviu para tratar de alguns assuntos de interesse dos Técnicos da Receita Federal, entre os quais o porte de arma e atribuições. Rachid reafirmou seu compromisso em manter um diálogo permanente com o Sindireceita.

Mosap homenageia Ministros do
STF que votaram contra a contribuição previdenciária

Representantes da DEN participaram, no dia 23 de novembro, da entrega do Diploma de Honra ao Mérito aos ministros do Supremo Tribunal Federal que votaram contra a taxação dos aposentados e pensionistas. A homenagem foi promovida pelo Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap) aos Ministros dos Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, ministro Marco Aurélio e ministro Ayres Britto. A DEN foi representada pelo presidente eleito Paulo Antenor de Oliveira e pelo presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) Hélio Bernades.

Técnicos ficam com as três primeiras colocações do Prêmio Schontag-2004

A edição de 2004 do Prêmio Schontag marcou a valorização dos Técnicos da Receita Federal. Os três primeiros lugares foram conquistados por Técnicos da Receita Federal. O primeiro lugar foi concedido a Técnica Hermínia de Jesus Martins Dias Bruno e ao auditor Antônio José Praga de Souza. Os dois são os autores da monografia "Delegacia da Receita Federal de julgamento - novos métodos e ferramentas para gestão do julgamento", escolhida como a melhor do ano. Atualmente, Hermínia de Jesus Martins está lotada na DRJ-Campinas-SP.
O segundo lugar também foi concedido a um Técnico. Leandro Strauss, servidor da Delegacia da Receita Federal de Itajaí-SC, autor da monografia "Portal do conhecimento tecnológico na Secretaria da Receita Federal". Leonardo Strauss ingressou na carreira em julho de 1998, lotado inicialmente na DRF Lages/SC. Em dezembro de 2001 se transferiu para a SATEC da DRF Itajaí/SC/9ªRF. Em terceiro lugar, o colega Eustáquio Gomes de Souza, servidor da Coordenação Geral de Pesquisa e Investigação (COPEI) da 1ª Região Fiscal, recebeu o prêmio pela monografia "ITR- uma Legislação Eficiente e uma Arrecadação Incongruente". Eustáquio Gomes de Souza foi aprovado no primeiro concurso de Técnico da Receita Federal (antigo TTN), em 1987. Trabalhou na superintendência da 1ª Região Fiscal, foi chefe da Agência de Conselheiro Lafaiete-MG e, em 1996, foi para COPEI, onde permanece até a presente data. Nesse período, o Técnico se afastou por um ano e meio para chefiar a Agência da Receita Federal de Ubá-MG.

Representantes da DEN se reúnem com superintendente da 9º Região Fiscal

No dia 24 de novembro, o presidente eleito do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, e o presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais, Hélio Bernades, participaram de Assembléia Local em Curitiba-PR. Na oportunidade foram discutidas questões relativas ao Plano de Metas para 2005 e outros assuntos. O delegado sindical de Paranaguá, Nilson Mendes Júnior, também esteve presente.
Após a Assembléia, os representantes da DEN e da DS se reuniram com o o Superintendente da 9ª Região Fiscal, Luiz Bernardi, para discutir alguns assuntos que têm preocupado a Diretoria Executiva Nacional, relacionados à área aduaneira e especialmente aos colegas lotados em Foz do Iguaçu.

Técnicos vivem momentos
de terror no sul do País

Os dias 20 e 21 de novembro foram de violência na fronteira do Brasil com o Paraguai, onde a Receita Federal inciou em 08 de novembro uma megaoperação de combate ao contrabando de mercadorias e contra à pirataria. Sacoleiros transformaram o Posto Bom Jesus, em Medianeira - distante 70 quilômetros de Foz do Iguaçu -, em uma verdadeira praça de guerra. Revoltados com a fiscalização da Receita Federal, que deflagrou a "Operação Cataratas", eles incendiaram quatro ônibus e destruíram mais três, além de ameaçar os servidores da Receita Federal.

Técnicos são homenageados em São Paulo

A comemoração dos 36 anos da Secretaria da Receita Federal em São Paulo foi marcada por várias homenagens aos colegas. A cerimônia de entrega das premiações foi realizada no Prédio do Ministério da Fazenda. O Superintendente-substituto da 8ª Região Fiscal, Guilherme Adolfo dos Santos Mendes, entregou a medalha do Mérito Funcional Auditor-Fiscal Noé Winkler para a Técnica da Receita Federal Ana Lucia Gomes.
Também foram feitas duas homenagens especiais. O presidente do Conselho Estadual das Delegacias Sindicais de São Paulo do SINDIRECEITA José Henrique Cunha Pereira, homenageou a Técnica da Receita Federal Elaine Oliveira de Souza pelo seu brilhantismo no desempenho de suas funções. O Agente de Portaria, Albino Afonso Dias recebeu das mãos do Sr. Lômonaco a 2ª homenagem especial.

Justa Homenagem
Como parte das celebrações dos 36 anos da Receita Federal, vários colegas tem recebido homenagem por seus serviços prestados à instituição. Entre os destaque está o Técnico Galdino Robson Serra de Rezende, de Ponta Grossa. Ele foi agraciado com o prêmio Desempenho Funcional 2004 por sua contribuição para o crescimento da Receita Federal.

Técnico da DS/Itajaí também foi homenageado
O Técnico da Receita Federal, Maurício Futerko, foi mais um dos TRF homenageado com medalha de prata pelos serviços prestados à Secretaria da Receita Federal.
A Delegacia Sindical de Itajaí-SC parabeniza o colega, pois o senso de reponsabilidade, a capacidade de trabalho e o compromisso com a nossa instituição são marcas patentes deste servidor e, condecorações como esta só vem validar a importância da categoria na Secretaria da Receita Federal.