Personalidade

Dalva Dias Teixeira

Nascida em janeiro de 1927 a carioca e companheira Dalva Dias Teixeira é uma verdadeira jovem de 77 anos de idade: descontraída, otimista e de bem com a vida. Dona Dalva é viúva, têm uma filha e 3 netos. Antes de se tornar Técnica da Receita, ela serviu com orgulho o serviço público federal. Começou sua trajetória como auxiliar administrativa da Secretaria da Fazenda no Rio de Janeiro, trabalhou no Conselho do Desenvolvimento e no Ministério da Indústria e Comércio Exterior. Sua vinda para Brasília foi há 30 anos, por meio de uma requisição do então ministro extraordinário da Fazenda Roberto Campos.
Sua carreira como Técnica da Receita Federal teve início há 20 anos, quando fez concurso para o cargo, que na época recebia o o nome de técnico em atividades tributárias. Para ela foi uma surpresa, pois se achava velha para encarar um concurso. Porém, o resultado foi melhor do que o esperado, ela foi uma das candidatas mais bem classificadas nas provas. Segundo, ela sua aprovação foi uma comprovação de que nunca é tarde para quem deseja melhorar na vida. "Se quisermos melhorar temo que batalhar e lutar muito, hoje em dia não podemos parar e pensar em melhor sempre, em tudo que fazemos", afirma.
Dona Dalva sempre procurou se qualificar por meio dos estudos, ela é assistente social formada pela Escola Técnica do Rio de Janeiro, estudou taquigrafia, português clássico, francês e inglês. Aposentada há 14 anos, Dona Dalva continua produzindo a todo vapor. Atualmente ela tem o artesanato como uma de suas principais atividades, desenvolvendo belos trabalhos em tapeçaria, gesso e pirogravura. Todas terças-feiras participa dos encontros para terceira idade promovidos pelo SESC, onde aproveita para assistir palestras, fazer cursos e dançar. Uma dica da técnica aposentada para manter o bem estar e aproveitar o dia é caminhar."Precisamos no movimentar sempre, nem que seja uma pequena caminhada de manhã. A idade vai chegando e a gente tem a sensação que tudo está acabando. Por isso é importante se movimentar e ocupar o tempo com coisas saudáveis", revela.
Sobre a carreira de Técnico da Receita Federal Dona Dalva afirma que o mais importante é batalhar pelo seus direitos. "Como já disse temos que lutar, nos unirmos para isso temos um sindicato forte que tem prodizido bons resultados", ressalta. Dona Dalva é uma pessoa tranquila, espiritualizada um exemplo para todos. E para encerrar esta coluna, segue o recado da companheira: "Eu quero que todos os meus colgas tenhas muita paz, amor e esperança em 2005. E o mais importante: que tenham confiança em si mesmo, pois só assim seremos realmente felizes", conclui.