Dia do aposentado

Dia 24 de janeiro
Dia do aposentado

Dia 24 de janeiro é comemorado o dia do aposentado. Este momento da vida pode significar várias coisas. Para aqueles que planejaram, pode ser o momento de construir. Para quem já construiu, este é o momento de sonhar. Para quem já sonhou, agora é o tempo de realizar...correr atrás! Para quem já realizou, agora é o momento de planejar. O Sindireceita deseja a todos os aposentados e àqueles que se aproximam deste momento, que a segurança conquistada  abra novas possibilidades e  realizações, em todos os planos da vida. E que, a esperança, os sonhos e todas as conquistas se mutipliquem.
Para homenagear esses trabalhadores o Sindireceita selecionou frases de alguns aposentados ilustres:
Nossa  vida, livre de obrigações públicas, encontra palavras em árvores, livros em riachos, sermões nas pedras, e o bem em todas coisas. Willian Shakespeare, 1564-1616, dramaturgo inglês.
Não pense em se retirar do mundo até que o mundo lamente sua retirada. Detesto quando um sujeito por orgulho, covardice ou preguiça, se recolhe a um canto e se limita a ficar sentado e resmungar. Que venha para fora e comece a ladrar, como eu.  Samuel Johson, 1709-1784, escritor inglês.
Os homens e mulheres que se aproximam da aposentadoria deveriam ser reciclados para o trabalho social, e suas empresas deveriam pagar a conta. Não podemos mais afastar gente como se fosse refugo. Maggie Kuhn, 1905- 1990, escritora americana e ativista social.
Eu tenho compromissos para toda a vida e pretendo cumpri-los. Espero morrer aos 110 anos, baleado por um marido ciumento. Thurgood Marshall, 1908-1993, juiz americano.
Nada sinto além da maldita felicidade que tem a vida inteira: a felicidade que vem enquanto a vida vai, a felicidade de ceder e sonhar em vez de resistir e fazer, a doçura da fruta que já amadureceu. George Bernard Shaw, escrito irlandês.

Poesia
Um grande preço que pode se pagar pela idade:
- Não é a aparência menos jovem ou menos bela,  mas sim o peso da inconformação com isso.
- Não é olhar para trás e ver que muito se perdeu por lá,  mas deixar de notar o quanto se pode ganhar no "já".
- Não é ter alguns movimentos limitados por ela, mas sim não perceber que a vida continua em movimento contínuo e equilibrado para cada fase de si mesma.
- Não é ser rejeitado pelos mais jovens, mas sim esquecer das vantagens que a experiência e a vivência sempre trazem.
- Não é ser esquecido em convites para festinhas de "embalo", mas sim ignorar que é sempre tempo para se fazer da vida uma festa.
- Não é a tão frequente ausência de romantismo, mas sim a descrença no amor, que não escolhe tempo.
- Não é a frustração de ver-se excluído da chamada "moda jovem",  mas a não percepção de que bom gosto nunca sai de moda.
- Não são os finais de semana diante da televisão, mas sim a recusa em reconhecer que há outras alternativas menos enfadonhas e repetitivas.
- Não é a crença de que o raciocínio torna-se mais lento, mas sim dar-se como incapaz para novos aprendizados e parar de exercitar a inteligência.
- Não é o dizer-se "realista", mas sim dar adeus aos sonhos ainda não realizados e desistir de sonhar.
Mas o grande e MAIOR preço que pode se pagar pela idade é desistir de si mesmo, crer que a Vida se acabou quando ela mal começou.

Silvia Schmidt