Personalidade

Almir Dankar
Nascido no Acre, em 31 de dezembro, Almir Dankar tem a felicidade de comemorar o aniversário em grande estilo, com direito a esticar a festa no reveillon. Acreano convicto, ele conta, com suavidade no falar, sobre sua trajetória de grandes responsabilidades pelos cargos que ocupou no serviço público.
Dankar ingressou no funcionalismo em 1962, ainda no ex-território do Acre, mas somente após sete anos, em 1969, foi designado para a então recém criada Receita Federal. Ele se considera um dos pioneiros da fundação da Receita no estado. Começou como Agente Administrativo, e lembra que naquela época fazia de tudo na repartição. Toda essa experiência lhe rendeu a condição ideal para ocupar, em 1979, um dos mais importantes cargos do órgão, o de Delegado da Receita Federal, onde permaneceu até 1987. Com a possibilidade de ser removido, preferiu continuar na terra natal, passando então a ocupar o cargo de assistente do sucessor. Aliás, ele faz questão de ressaltar que, até hoje, foi o único filho do Acre a dirigir a DRF local. Nesse período, relembra que fez inúmeras viagens e participou de importantes reuniões em nível nacional, especialmente de dois encontros do ENAF, Encontro Nacional de Administradores Fazendários.
Tanta responsabilidade e prestígio fizeram com que fosse eleito vereador de Rio Branco, de 89 a 92. Depois do mandato de vereador, preferiu se distanciar da política, pois considera a lealdade e fidelidade partidária pontos essencias, então, “preferi me afastar”, disse.
Mas, disposição e capacidade para atuar em diversas frentes nunca foi problema para Dankar. Nos áureos tempos do carnaval de Rio Branco, foi presidente durante seis anos da tradicional Escola de Samba Unidos do Bairro Quinze. Nessa época esteve bem próximo da comunidade, buscando soluções para os problemas comuns a qualquer presidente de uma agremiação carnavalesca.
Em 94, quando se aposentou, todos imaginavam que ia pendurar as chuteiras, mas Dankar foi chamado a assumir nada menos que duas funções acumuladas, a Sub-Secretaria da Fazenda Estadual e a Diretoria do Departamento Tributário Estadual. Uma missão que cumpriu entre 95 a 98. Transbordando satisfação, ele fala com orgulho das atividades que exerceu e do tempo dedicado ao serviço público
Toda a efervescência dos compromissos de trabalho, deram lugar agora ao contato diário com a família. Aposentado, o colega está aproveitando o merecido descanso junto da esposa, dos 4 filhos e 8 netos. Ele merece!