Personalidade

Personalidade

Iza Kuiaski
Com um jeito doce e cativante Iza Kuiaski, ou Maria José Kuiaski, Técnica da Receita Federal aposentada desde 1993, conta um pouco de sua vida e trabalho.

Filha mais velha de treze irmãos, Iza nasceu no município de Bandeirante, no Paraná. Ainda pequena foi para Curitiba, onde se formou em Economia e ingressou no serviço público. O primeiro cargo foi conquistado em 1974, no concurso do antigo DASP (Departamento de Administração e Serviço Público), por meio do Núcleo da Escola de Administração Fazendária. Seis anos depois é transferida ex-ofício para Brasília. Já na capital federal, em 1986, Iza presta concurso para o cargo de TAT (Técnico de Atividades Tributárias).

Mas só após a aposentadoria, seu sonho de infância torna-se realidade. Maria José lembra que, quando ainda tinha 8 anos de idade participou de um dos cursos de pintura do conceituado professor Guido Viaro, que foi um grande pintor moderno do Paraná. Além disso, o artistaque retratava com impetuosidade a natureza paranaense, foi também grande educador. Pioneiro no ensino da arte para crianças, Viaro criou o Centro Juvenil de Artes, em Curitiba, formando várias gerações de artistas como professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná ou nos cursos livres de seu próprio ateliê. Essa fase inesquecível na vida da nossa colega TRF ficou guardada na memória e no coração. Com a aposentadoria ela deu vazão ao dom artistico e decidiu resgatar à pintura em sua vida. Para Iza Kuiaski, nome artístico, pintar é uma terapia. "Não estava preparada para a aposentadoria, tinha medo da depressão, de problemas de saúde", desabafa.

Seu retorno à arte começou com trabalhos em grafite, mas atualmente se dedica à técnica de acrílico sobre tela. Hoje, Iza é integrante da Sociedade de Artistas Plásticos do Distrito Federal, com registro profissional de artista plástica no Ministério da Cultura.

Em Brasília, já expôs seus trabalhos no Ministério da Fazenda, na União Pioneira de Integração Social (Upis-Faculdades Integradas) e na Biblioteca Demonstrativa da Fundação Educacional do Distrito Federal.. Entre os dias 5 a 9 de setembro de 2005, participou da exposição no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, do Senado Federal. Durante o mês de outubro vai expor seus trabalhos em São Paulo, no tradicional clube Primeiro de Maio Futebol Clube.


Ícone Pantocrator, medindo 34,5 X 45 cm, pintado por Iza Kuiaski em 2004. Segundo a artista, a obra original foi feita por sacerdotes bizantinos na Macedônia, em 1.200. A pintura, que utiliza a técnica de pigmento sobre madeira, é feita em oração.