Sobre o dia das Mães
A maternidade é festejada há milhares de anos. Duas das mais antigas celebrações de que se tem notícia eram as realizadas na Grécia - para Réia, mãe de todos os deuses - e em Roma - o Festival de Cibele, também vista como figura maternal das divindades. Muitos séculos depois, na Inglaterra, o quarto domingo da Quaresma era denominado "Domingo da Maternidade". Posteriormente, com a popularização do cristianismo, o dia foi renomeado de "Mãe Igreja" e, então, homenageava-se à maternidade e a religião.
Como é conhecido atualmente, o Dia das Mães só passou a existir no início do século XX, por conta da idealizadora do feriado, a norte-americana Anna Jarvis. Em 1907, ela começou uma campanha para instituir o Dia Nacional das Mães que resultou, em 1914, num comunicado do governo americano instituindo o segundo domingo de maio como o "Dia Nacional das Mães" e feriado oficial. Aos poucos, o costume acabou se espalhando pelo mundo.
Hoje, muitos países comemoram a data no segundo domingo de maio, entre eles o Brasil. Outros, por conta de costumes e tradições culturais próprias, lembram o dia, mas em outras datas. Conheça algumas:
2º domingo de maio - Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, EUA, Finlândia, Itália, Japão, Turquia etc.
1º domingo de maio - África do Sul
2º domingo de outubro - Argentina
8 de dezembro (dia em que se homenageia a Virgem Maria) - Espanha e Portugal
Último domingo de maio - França e Suécia
2ª semana antes do Natal - Iugoslávia
1º dia da Primavera - Líbano
2º domingo de fevereiro - Noruega