Falando com o leitor
Mais uma conquista!
Encerramos mais uma etapa em nossa luta diária pela valorização dos Técnicos da Receita Federal. Uma luta que tem entre seus pontos essenciais o reconhecimento de que todos são iguais. Nós, do Sindireceita, acreditamos e lutamos para que essa igualdade entre Técnicos ativos, aposentados e pensionistas seja respeitada, reconhecida e principalmente restabelecida.
Por isso, entendemos que o resultado da negociação com o governo, que resultou em reajustes para os aposentados que variam de 30,41% a 31,61%, foi apenas uma conquista e não uma vitória completa. Continuamos nossa luta pelo reconhecimento da paridade. Somente quando vencermos essa importante batalha é que poderemos dizer que conquistamos efetivamente uma vitória para todos.
Mas, isso não significa que não evoluímos. É preciso dar o devido valor às conquistas e aos avanços que toda categoria vem acumulando ao longo dos anos. Há dois anos, após inúmeras lutas, foi criada a GIFA. Essa gratificação trouxe alívio para todos nós e amenizou, em parte, as perdas financeiras. Hoje, encerramos mais um processo de negociação salarial e conseguimos avançar e ampliar o percentual dessa gratificação e também reduzir, em parte, a diferença paga para ativos e aposentados e pensionistas. Também foi possível ampliar o percentual pago pela GAT, o que representou um ganho considerável no contra-cheque de todos nós.
É preciso destacar que não abandonamos a principal proposta salarial da categoria que é a redução da diferença salarial entre Técnicos e Auditores. Hoje, essa relação é de 51% e queremos chegar a 70%, em um curto prazo. Essa evolução, mais do que ganhos reais de salário, representa o reconhecimento da realidade existente nas Agências da Receita Federal de todo o País, onde os Técnicos realizam suas atividades e muitas vezes são os únicos responsáveis pelo funcionamento da SRF no local. Essa batalha continua sendo travada e as negociações com o governo foram ampliadas.
Também não abandonamos a luta pela paridade. Trabalhamos diariamente para que a paridade possa ser restabelecida na votação do Projeto de Lei que cria a Receita Federal do Brasil. Também acompanhamos o andamento da ação judicial patrocinada pelo Sindireceita pela busca da paridade.
Por tudo isso, em especial, pelos resultados, fica evidenciado o compromisso do Sindireceita com toda a categoria, em especial com os aposentados e pensionistas. Essa luta ainda não terminou e assim, como demonstra nossa história, estamos no caminho certo.
Boa leitura a todos.
Paulo Antenor de Oliveira
Presidente do Sindireceita