Guia da 3ª Idade / Dicas de bem viver / Humor

Humor


Dois amigos conversando:
- Minha mulher dirigia sem o menor cuidado, mas fiz com que mudasse seus hábitos.
- Como?
- Avisei que, se batesse, a idade dela aparecia no jornal.

Paciente diz ao médico:
- Doutor, estou com um terrível problema de memória. O que eu devo fazer?
Médico diz:
- Pagar a consulta adiantado!

Uma família janta reunida e, depois de pagar a conta, o pai diz ao garçon:

Guia 3ª Idade


Estilo de vida saudável: 10 dicas para viver bem e melhor.

1 - Felicidade - Só envelhece bem quem é feliz.

2 - Saúde - O que faz uma pessoa bonita é, principalmente, estar de bem com a vida. E jamais se estará de bem com a vida se não tiver saúde. Este é o maior patrimônio que as pessoas podem ter.

3 - Mova-se - Não fique parado. Andar a pé, no mínimo uma hora por dia. Quem não gosta de caminhar vai sofrer com dores musculares e nas articulações.

4 - Expresse suas emoções - De acordo com o Journal of Clinical Psychology, da Inglaterra, as pessoas que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade artística, como cantar, escrever e pintar, são mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem.

5 - Ria - Prefira as comédias. O riso espontâneo promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumenta a liberação de endorfinas, aqueles hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer. Quer mais? Ainda emagrece. Estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, concluíram que dar boas risadas por um período de dez a quinze minutos faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.

6 - Largue o cigarro - Fumantes regulares vivem, em média, dez anos menos do que um não-fumante. Cerca de 90% dos casos de câncer nos pulmões, a neoplasia que mais mata no Brasil, estão relacionados ao tabagismo.

7 - Reduza o sal - Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial, um dos fatores de risco para doença cardiovascular. Evite mais de 6 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá.

8 - Durma bem - Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.

9 - Mantenha a mente ativa - A leitura, os jogos de cartas, de tabuleiro e as palavras cruzadas são ótimas opções.

10 - Tenha fé - Ter uma crença forte em algo ajuda a combater o stress e problemas emocionais.

Dicas de Saúde


Pare de sofrer com dor!
Escolioses, hiperlordose, hérnia de disco, torcicolo, lombalgia, artrose, bursites e tendinites, asma, bronquite, dores musculares, estresse e enxaqueca são alguns dos problemas que a reeducação postural ajuda a tratar e prevenir. Saber que é importante manter uma postura correta, todo mundo sabe, mas, na hora de assistir à TV, ficar em frente ao computador ou fazer esforço físico, pouca gente se preocupa com a posição indicada pelos fisioterapeutas, para prevenir lesões e evitar sérias doenças. Os reflexos da falta de cuidado com a postura aparecem, principalmente na terceira idade.

Em busca de uma terapia que encontrasse um equilíbrio corpo-mente, surge o método de Reeducação Postural Global (RPG), que consiste em corrigir globalmente o paciente utilizando posturas de alongamento, levando ao relaxamento das cadeias musculares encurtadas, à compensação do desequilíbrio respiratório e ao reequilíbrio do tônus postural.

A RPG acredita que cada indivíduo é um módulo único, onde cada doença repercutirá de uma forma em cada um. Assim é necessário tratar os doentes, e não a doença, já que toda agressão é automaticamente compensada pelos mecanismos destinados a suprimir a dor. Ao longo do tempo, essas compensações, geram outros problemas tais como fadiga, deformações, e dores secundárias. Trabalhando unicamente sobre a dor, de maneira sistemática e analítica, a reeducação clássica combate o efeito e não suprime a causa. A RPG olha para o corpo globalmente, e não partes específicas, trabalhando com posturas ativas em alongamento, que podem devolver aos músculos hipertônicos, rígidos e dolorosos, sua força, seu comprimento e sua flexibilidade.