Guia 3ª Idade

Guia 3ª Idade


Idoso: um novo tipo de internauta?
A computação e a internet proporcionam cultura e muito entretenimento aos idosos. Na internet há cursos, compras, jogos, salas de debate, bate-papo nos chats, bibliotecas virtuais e até namoro virtual. Atualmente, existem várias páginas eletrônicas voltadas para este público como o site Terceira Idade On-Line (http://www.projectotio.net) e o site Mais de 50 (www.maisde50.com.br) que abordam sobre bem-estar, longevidade, relacionamentos na terceira idade, finanças antes e depois da aposentadoria, dentre outros assuntos.

De acordo com estudos do especialista norte-americano da Universidade de Stanford, em geriatria, David Lansdale, o uso da internet pode ajudar sim a superar a depressão, a solidão e o desamparo, sintomas comuns na Terceira Idade. "A informática estimula a sociabilização. Não substitui a presença humana, mas é um paliativo para a solidão", afirma a psicóloga, Cecília Raso, da Federação Brasileira de Psicodrama.

Por outro lado, se a maioria das pessoas da terceira idade já está aposentada, é justamente por meio do conhecimento da informática que muitas retornam à atividade profissional novamente.

Fonte: http://www.techway.com.br/techway/revista_idoso/comportamento

Seus olhos precisam de proteção
Se sua pele precisa de proteção contra o sol, imagine os olhos , que são muito mais delicados. A exposição solar pode causar catarata e outros danos oculares. Por isso, para proteger os olhos durante o verão, use óculos escuros com filtro anti-UV aprovados por um oftalmologista.

O filtro anti-UV bloqueia a faixa não visível dos raios ultra-violetas, não é necessariamente colorido e pode ser colocado até em lentes incolores, nos óculos de grau. Algumas lentes de contato também vêm com filtro anti-UV. Os óculos de grife costumam ter um adesivo na lente, mas, para sua garantia, exija o certificado do fabricante.

A cor das lentes interfere na faixa visível dos raios e o ideal é que não modifique muito as cores dos objetos. As melhores, em geral, são cinza, verde e âmbar. A cinza é a que muda menos, em tom médio. Os castanhos são mais confortáveis para os míopes e os verdes para os que têm hipermetropia. As lentes azuis devem ser evitadas pelos idosos.

Fuja dos óculos escuros de qualidade duvidosa, em especial os comprados em camelôs. É melhor não usar nada. Além de não proteger, esses produtos dificultam a visão, forçando a pupila a se dilatar e se expor mais aos raios oculares.

Fonte: Revista Pro Teste nº 55, pág. 35