Personalidade

Helenita Nascimento

A Diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Helenita Souza Nascimento, de 54 anos, que comandará a pasta até 2010 é a entrevistada desta edição do Caderno AT. De acordo com Lenita, como gosta de ser chamada, ela dará continuidade aos projetos da Diretoria Executiva Nacional que, anteriormente, eram desenvolvidos pelo ex-diretor de Aposentados e atual vice-presidente do Sindireceita, Hélio Bernades. "Durante esses anos, o Hélio desenvolveu um excelente trabalho a frente da pasta", elogiou. Dentre as propostas estão resgatar a paridade e a integralidade entre ativos e aposentados; dar continuidade aos projetos para integrar o aposentado no trabalho sindical; incrementar o projeto de inserção digital e realizar programas que resgatem a auto-estima do aposentado e pensionista. "Com esse programa, queremos fazer o acompanhamento dos Analistas-Tributários que estão por se aposentar e prepará-los para a aposentadoria no futuro", explica. Para quem está pensando em se aposentar, a diretora dá uma dica bastante preciosa. "Eu sugiro que antes de pensar na aposentadoria, a pessoa faça um projeto de vida colocando os objetivos que gostaria de realizar como cursos, viagens, atividades sociais para continuar se sentindo útil e ativa". Helenita informa também que o projeto de Inserção Digital permitirá ao aposentado fazer cursos de informática possibilitando a sua inclusão digital neste novo sistema, que é a internet.

Helenita Nascimento ingressou na Receita Federal em julho de 1973 e se aposentou em 1996 por motivos pessoais. "Solicitei a aposentadoria proporcional nesse período por problemas de doença grave na família". Nesses 23 anos de Receita Federal, ela ocupou várias funções e cargos na Instituição: trabalhou nas Seções da Malha Pessoa Jurídica e Pessoa Física, na Divisão de Atividades Especiais - Setor de Consórcios, Captação de Poupança, Sorteios e Prêmios, foi chefe da Seção de Auditoria da Rede Bancária na DRF Guarulhos/SP. No ano de 1992, trabalhou no Serviço de Arrecadação e posteriormente na SEANA, período em que foi criada a Inspetoria da Receita Federal em São Paulo.

Quanto ao trabalho na área sindical, ela conta que resolveu ingressar no sindicalismo em dezembro de 1992, depois de ter participado de uma reunião da diretoria do Sindireceita em Foz do Iguaçu/PR. "Percebi que as propostas e as estratégias apresentadas nesse encontro eram interessantes e bem fundamentadas", disse. Helenita afirma também que junto com outras colegas da categoria ajudou na implementação e criação do Sindicato na cidade de São Paulo, que foi formalizado no ano de 1996. "Na época, contribui juntamente com a Doralice (atual diretora de Assuntos Jurídicos), com a Claúdia e a Marisa, que morava na cidade de Bauru/SP". De 1996 a 2002, ocupou vários cargos no Sindireceita como secretária-geral da DS/SP, delegada substituta e delegada. Já no período entre 2002 e 2007, esteve à frente da DS e do CEDS/SP. "Nesse período, fui secretária de finanças da DS, secretária-geral do CEDS e secretária de aposentados novamente no CEDS", explica. Além de ser diretora do Sindireceita, Helenita desempenha, atualmente, outra função fora do Sindicato: é consultora de imóveis na cidade de São Paulo. "Faço a intermediação das vendas das áreas junto às construtoras para empreendimentos imobiliários".

No final da entrevista, a nova diretora conclama a categoria a participar mais das atividades sindicais. "Peço aos aposentados e pensionistas que procurem em sua cidade o Sindicato, participem das atividades e nunca desistam de lutar pelos seus direitos e sonhos". Helenita pede também que os aposentados não se entreguem ao desejo de se isolar do mundo e das pessoas. "Procurem grupos da terceira idade e participem das atividades", recomenda.