Personalidade

Jane Pimentel

A agitação dos dias de hoje não é muito diferente da rotina que a Analista-Tributária aposentada Jane Pimentel levava junto a seus colegas quando trabalhava no prédio do "Chocolatão", edifício da Receita Federal do Brasil, em Porto Alegre (RS). Aos 69 anos, e depois de 27 anos trabalhados na RFB em Porto Alegre, Jane Pimentel tem uma vida movimentada, assim como a que levava até 1992, quando se aposentou.

Mas, agora, ao invés das obrigações que sempre desempenhou com dedicação e profissionalismo pelas várias unidades por onde marcou sua trajetória na RFB, Jane se dedica à família, aos amigos, à poesia, à literatura e ao teatro. Um talento que ela já compartilhava com os companheiros de trabalho mesmo antes de se aposentar.

A aposentadoria para essa Analista-Tributária, atriz, poetisa e escritora tem um significado muito especial. "Nunca me separei dos acontecimentos, dos colegas. Eu gosto mesmo é de ser funcionária do Chocolatão", destaca. Por sua atuação forte na defesa dos interesses da categoria, Jane Pimentel é hoje a delegada sindical de Porto Alegre, em mais uma mostra de seu interesse pelo trabalho, pela carreira e pelos amigos que fez em sua trajetória de vida e luta na RFB.

Dos tempos da Receita Federal ela guarda boas lembranças e dezenas de amigos. Foi justamente nessa época que ela iniciou o projeto "Meio-dia-e-meio", um espetáculo cultural que envolvia os funcionários da extinta Secretaria da Receita Federal. Nessa hora, a rotina desgastante de trabalho era deixada de lado e cedia espaço para à poesia, música e a arte. "Tudo acontecia exatamente no horário livre do almoço", recorda.

Poemas
Dedicada extrovertida, Jane escreve e recita diferentes poemas. Para ela, no momento da interação com público, o artista não pode ter segredos. "Na hora certa, o artista deve subir ao palco e desfrutar o enorme significado de ter a platéia toda sem receio", ensina.

Apaixonada por poesia e escritora de diversos livros, ela produziu uma Antologia de suas obras que foi apresentada na Feira do Livro de Porto Alegre. Jane acredita que a criação humana é insuperável, e nada pode substituir os bons momentos de interação com as pessoas.

Jane Pimentel é também uma mulher de muitos hobbies. Além de escrever e declamar poemas, ela adora Tango, tem paixão por comida italiana e adora viajar. Ela faz questão de indicar um passeio turístico em seu Estado. "O Rio Guaíba tem o melhor por do sol, é deslumbrante maravilhoso". Ela também é admiradora de escritores como Manuel Bandeira, Mário Quintana e Thiago de Mello. A música brasileira é outra de suas paixões. A aposentada revela que é fã de Raimundo Fagner, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Caetano Veloso. Já o contexto musical atual não a agrada muito. Em sua opinião, há um certo desleixo por parte dos artistas. "Estão deixando a desejar, os músicos se encontram perdidos", resume.

Jane também procura acompanhar de perto os avanços tecnológicos. "Me lembro dos enormes computadores de antigamente. Eram gigantescos, ocupavam uma parede inteira no Serpro onde trabalhei como estagiária. Hoje é tudo muito diferente", relembra. Para a delegada sindical de Porto Alegre, Jane Pimentel, todos os aposentados precisam participar da vida social e devem acompanhar as assembléias do Sindireceita. "Mesmo não estando trabalhando, somos necessários, pois já ajudamos muito no desenvolvimento da Receita, somos dotados de conhecimento e experiência".

"O pensamento | livre | tanto quanto um corpo no espaço | faz do homem | muito mais que uma Gaivota"