Falando com o Leitor

Um ano de muito trabalho

Encerramos 2008 com uma grande conquista para os Analistas-Tributários, mas, principalmente, conseguimos uma grande vitória para os aposentados e pensionistas ao garantir para a nossa categoria a forma de remuneração por subsídio e, por consequência, ratificarmos a vitória da paridade. Mais do que a melhoria na remuneração, o princípio da paridade é um direito e o reconhecimento a todos os servidores aposentados e pensionistas que contribuíram para a construção do que hoje é a Receita Federal do Brasil.

Agora é hora de retomarmos nossa luta e seguir a trilha do reconhecimento e do aperfeiçoamento de nossa carreira. 2009 começa com uma pauta cheia de trabalho e com desafios enormes pela frente. Em dezembro, os delegados sindicais do Sindireceita reuniram-se em Brasília (DF) para aprovar a Pauta Reivindicatória para o ano de 2009. Foram aprovados vários pontos que levam a um único objetivo, o fortalecimento dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, que hoje são reconhecidos como integrantes de uma carreira típica de Estado.

Este novo status nos confere mais responsabilidade e permite que continuemos a lutar por mais reconhecimento dentro e fora da Receita Federal do Brasil. Ser reconhecido significa ter mais possibilidade de valorização, melhores oportunidades e mais espaço para trabalhar e também uma melhor remuneração para todos.

Para 2009 devemos estar preparados para enfrentar os desafios de sempre, mas também precisamos ficar atentos pois este deve ser um ano marcado por forte instabilidade econômica e por muita pressão política. Neste cenário o Sindireceita concentrará sua força e atuará para que nossa pauta possa ser atendida. Entre os principais pontos estão: Implementação de uma verdadeira Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil; Adequação das atribuições às atividades historicamente desenvolvidas pelo ATRFB e o estabelecimento de subsídio compatível com a importância do cargo; Tabela única de subsídios para a Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil e a Antecipação da parcela de 2010 do acordo firmado em 2008. Também queremos que o governo defina os critérios para revisão anual de subsídio, com manutenção de seu valor real.

Portanto, é possível ver que teremos mais um ano de muito trabalho. Desde já quero agradecer ao apoio de todos durante as negociações de 2008 e reafirmar o compromisso desta diretoria com todos os aposentados e pensionistas. Este será um ano de muitas lutas, mas com certeza, assim como nos anos anteriores, teremos também muitas conquistas a celebrar.

Um feliz 2009 a todos. Boa leitura e até a próxima edição.

Paulo Antenor de Oliveira
Presidente do Sindireceita