MINISTRO DESTACA COMPETÊNCIA DOS SERVIDORES DA RECEITA FEDERAL
Aniversário da Receita foi marcado por homenagens aos técnicos que se destacaram no cumprimento de suas funções.
O ministro da Fazenda Antônio Palocci, participou da comemoração dos 35 anos da Secretaria da Receita Federal e reconheceu a importância da Instituição para o desenvolvimento socioeconômico do País. "Com todas as dificuldades que o Brasil passou no último período, com todos os desequilíbrios, o que seria do País e do ambiente econômico se não fosse a Receita Federal?", questionou o ministro referindo-se aos períodos de instabilidade econômica que o Brasil passou nos últimos anos.
Durante a cerimônia realizada no Clube do Exército, em Brasília, e que contou também com a presença de autoridades do SINDIRECEITA e do Unafisco Sindical, o ministro da Fazenda deixou claro que a confiança depositada no secretário Jorge Rachid atende as expectativas do Governo Lula."Durante o período de transição de Governo pude conhecer os profissionais dessa Instituição, e entre todos, escolhi aquele que representa a força da Receita Federal, e tenho certeza que o secretário Jorge Rachid nos honra a todos hoje", elogiou o ministro.
O secretário Jorge Rachid, em seu discurso, parabenizou os servidores que nos últimos 35 anos participaram da construção da Receita Federal. Rachid manifestou gratidão aos ex-secretários, que considerou responsáveis pelos alicerces que sustentam a Receita Federal até os dias de hoje. "A Receita é hoje referência internacional na condução dos assuntos da administração tributária. Nada disso seria possível sem a participação de todos os servidores no processo de consolidação da Instituição. A Receita Federal é maior que cada um de nós, mas é a pura materialização de um profícuo trabalho conjunto levado a cargo por sua equipe de servidores", destacou.
Premiações
Durante a solenidade várias premiações foram entregues às autoridades e aos servidores da Receita Federal que se destacaram por notória qualificação profissional e por contribuírem de forma efetiva na defesa da sociedade brasileira e do serviço público.
O SINDIRECEITA promoveu a primeira edição das condecorações da entidade e instituiu as medalhas de Mérito Público Evandro Lins e Silva e Destaque Funcional Técnico da Receita Federal Aurélio Costa Neto.
As medalhas se destinam aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, parlamentares, autoridades, servidores públicos - ativos e aposentados, além de personalidades da sociedade civil que se dedicaram à construção de um Brasil melhor.
O presidente do SINDIRECEITA, Reynaldo Puggi, entregou ao ministro Antonio Palocci e ao Secretário Jorge Rachid a "Medalha Mérito Público Evandro Lins e Silva". O advogado Délio Lins e Silva representou a família na cerimônia e recebeu um exemplar da medalha "in memorian".
A Medalha Destaque Funcional Técnico da Receita Federal Aurélio Costa Neto é uma homenagem ao colega que atuou em várias frentes, sendo, também, um dos fundadores do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal.
O SINDIRECEITA agraciou dez servidores da RF: José Cesaro Nascimento - Brasília Jether Abrantes de Lacerda - Juazeiro do Norte Leni Veiga – Niterói José Raimundo da Silva – Brasília Cláudio Pontoppidan - Vitória Rosemari Correa e Silva – Brasília Otoniel do Nascimento Brito - Brasília Egídio Davies - Foz do Iguaçu Denizar Dourado – Brasília e José Carlos Fernandes Fonseca - Rio de Janeiro. A Sra. Dyone Alckmin Costa, viúva do Técnico Aurélio Costa Neto, recebeu um exemplar da medalha.
O "Prêmio Shontag", iniciativa do auditor-fiscal Albino Carlos Vieira, é uma homenagem ao auditor-fiscal José Antônio Shontag por sua notória qualificação profissional e reconhecida criatividade. O prêmio conta com o patrocínio do Banco do Brasil e foi entregue aos autores das três melhores monografias do ano de 2003: Ricardo de Souza Moreira, Marcos Antonio Cardoso Ferreira e Paulo Ramos.
A "Medalha do Mérito Funcional Auditor-Fiscal Noé Winkler", instituída pela Secretaria da Receita Federal em 2002 com o objetivo de distinguir Auditores-Fiscais e Técnicos da Receita Federal por relevantes serviços prestados à Instituição e ao País, contemplou 25 servidores. O secretário Jorge Rachid entregou a medalha para os agraciados presentes na cerimônia.
Apresentações Culturais
Após a solenidade, apresentações de diversos grupos culturais animaram o coquetel. O Coral Brasília, sob a regência do maestro Lincoln Andrade, cantou música popular brasileira. O Grupo Pellinsky, formado por estudantes de escolas públicas do DF, representou os índios Parintins. O evento foi encerrado com a apresentação do Grupo Batucada de Bamba, composto por estudantes da UnB (Universidade de Brasília).