Ministro destaca competência dos servidores da receita federal

MINISTRO DESTACA COMPETÊNCIA DOS SERVIDORES DA RECEITA FEDERAL

Aniversário da Receita foi marcado por homenagens aos técnicos que se destacaram no cumprimento de suas funções.
O ministro da Fazenda Antônio Palocci, participou da comemoração dos 35 anos da Secretaria da Receita Federal e reconheceu a importância da Instituição para o desenvolvimento socioeconômico do País. "Com todas as dificuldades que o Brasil passou no último período, com todos os desequilíbrios, o que seria do País e do ambiente econômico se não fosse a Receita Federal?", questionou o ministro referindo-se aos períodos de instabilidade econômica que o Brasil passou nos últimos anos.
Durante a cerimônia realizada no Clube do Exército, em Brasília, e que contou também com a presença de autoridades do SINDIRECEITA e do Unafisco Sindical, o ministro da Fazenda deixou claro que a confiança depositada no secretário Jorge Rachid atende as expectativas do Governo Lula."Durante o período de transição de Governo pude conhecer os profissionais dessa Instituição, e entre todos, escolhi aquele que representa a força da Receita Federal, e tenho certeza que o secretário Jorge Rachid nos honra a todos hoje", elogiou o ministro.
O secretário Jorge Rachid, em seu discurso, parabenizou os servidores que nos últimos 35 anos participaram da construção da Receita Federal. Rachid manifestou gratidão aos ex-secretários, que considerou responsáveis pelos alicerces que sustentam a Receita Federal até os dias de hoje. "A Receita é hoje referência internacional na condução dos assuntos da administração tributária. Nada disso seria possível sem a participação de todos os servidores no processo de consolidação da Instituição. A Receita Federal é maior que cada um de nós, mas é a pura materialização de um profícuo trabalho conjunto levado a cargo por sua equipe de servidores", destacou.

Premiações
Durante a solenidade várias premiações foram entregues às autoridades e aos servidores da Receita Federal que se destacaram por notória qualificação profissional e por contribuírem de forma efetiva na defesa da sociedade brasileira e do serviço público.
O SINDIRECEITA promoveu a primeira edição das condecorações da entidade e instituiu as medalhas de Mérito Público Evandro Lins e Silva e Destaque Funcional Técnico da Receita Federal Aurélio Costa Neto.
As medalhas se destinam aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, parlamentares, autoridades, servidores públicos - ativos e aposentados, além de personalidades da sociedade civil que se dedicaram à construção de um Brasil melhor.
O presidente do SINDIRECEITA, Reynaldo Puggi, entregou ao ministro Antonio Palocci e ao Secretário Jorge Rachid a "Medalha Mérito Público Evandro Lins e Silva". O advogado Délio Lins e Silva representou a família na cerimônia e recebeu um exemplar da medalha "in memorian".
A Medalha Destaque Funcional Técnico da Receita Federal Aurélio Costa Neto é uma homenagem ao colega que atuou em várias frentes, sendo, também, um dos fundadores do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal.
O SINDIRECEITA agraciou dez servidores da RF: José Cesaro Nascimento - Brasília Jether Abrantes de Lacerda - Juazeiro do Norte Leni Veiga – Niterói José Raimundo da Silva – Brasília Cláudio Pontoppidan - Vitória Rosemari Correa e Silva – Brasília Otoniel do Nascimento Brito - Brasília Egídio Davies - Foz do Iguaçu Denizar Dourado – Brasília e José Carlos Fernandes Fonseca - Rio de Janeiro. A Sra. Dyone Alckmin Costa, viúva do Técnico Aurélio Costa Neto, recebeu um exemplar da medalha.
O "Prêmio Shontag", iniciativa do auditor-fiscal Albino Carlos Vieira, é uma homenagem ao auditor-fiscal José Antônio Shontag por sua notória qualificação profissional e reconhecida criatividade. O prêmio conta com o patrocínio do Banco do Brasil e foi entregue aos autores das três melhores monografias do ano de 2003: Ricardo de Souza Moreira, Marcos Antonio Cardoso Ferreira e Paulo Ramos.
A "Medalha do Mérito Funcional Auditor-Fiscal Noé Winkler", instituída pela Secretaria da Receita Federal em 2002 com o objetivo de distinguir Auditores-Fiscais e Técnicos da Receita Federal por relevantes serviços prestados à Instituição e ao País, contemplou 25 servidores. O secretário Jorge Rachid entregou a medalha para os agraciados presentes na cerimônia.

Apresentações Culturais
Após a solenidade, apresentações de diversos grupos culturais animaram o coquetel. O Coral Brasília, sob a regência do maestro Lincoln Andrade, cantou música popular brasileira. O Grupo Pellinsky, formado por estudantes de escolas públicas do DF, representou os índios Parintins. O evento foi encerrado com a apresentação do Grupo Batucada de Bamba, composto por estudantes da UnB (Universidade de Brasília).