TRF ministra palestra sobre o IRPF e a estrutura da Receita
O Técnico da Receita Federal Paulo Sérgio Buffon, chefe da Agência da Receita Federal em Linhares/ES, ministra palestras há três anos sobre o Imposto de Renda Pessoa Física e sobre a Estrutura Organizacional da Receita Federal para alunos do Curso de Contabilidade da Unilinhares, também conhecida como Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração".
No último dia 16 de março, Buffon proferiu palestra aos alunos do 3° período do Curso de Ciências Contábeis com o objetivo de ressaltar a importância do papel do contador na administração das empresas e as responsabilidades na condução ética do processo contábil. O Técnico falou também sobre a estrutura geral da Secretaria da Receita Federal, as atribuições de cada ente e a destinação dos contribuintes por meio das jurisdições. "Sou servidor público e, dessa forma, procuro servir à comunidade com eficácia e eficiência", destaca.
Professor há dez anos de cursos preparatórios de Vestibular, o trabalho de Buffon surgiu com a idéia de aproximar os futuros profissionais com as instituições. Como as palestras são ministradas geralmente nos meses de março e abril, época da entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, o palestrante esclarece ainda as novidades de cada ano. "A receptividade dos alunos é a melhor possível, tanto que o trabalho continua e a solicitação é de que ele seja abrangido para outros tópicos", afirma o Técnico.
De acordo com Buffon, o projeto não se restringe apenas às palestras. "A Unilinhares coloca à disposição da comunidade linharense (alunos, futuros contadores) equipamentos para confecção e transmissão das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. Funciona como um plantão fiscal". Nesses dias, geralmente nos fins de semana, o Técnico presta trabalho voluntário, esclarecendo as dúvidas de professores e alunos. Além disso, segundo Buffon, também é feito um trabalho na época da Declaração Anual de Isento, quando a Unilinhares disponibiliza à comunidade, geralmente em locais de grande circulação como os supermercados, equipamentos conectados ao sítio da SRF para transmissão das declarações. "Caso haja restrições, o contribuinte é imediatamente orientado a nos procurar para esclarecermos as pendências", esclarece.
Paulo Sérgio Buffon ingressou na Secretaria da Receita Federal em 1995. Na época, como cursava mestrado em Automação Industrial na Universidade Federal do Espírito Santo, Buffon iniciou sua carreira na Delegacia da Receita Federal em Vitória/ES, onde permaneceu por um ano. Em 1996, foi transferido para a ARF/Linhares e pouco tempo depois assumiu a chefia da Agência, posto que ocupa até hoje.
Sobre o trabalho na Agência da Receita Federal Buffon afirma que, enquanto nas Delegacias da Receita Federal os trabalhos são direcionados, nas Agências os funcionários têm que conhecer todos os assuntos com certo grau de profundidade e, por isso, surgem situações diversas. "Sempre ressalto que a Secretaria da Receita Federal se apresenta à sociedade principalmente pelas Agências. Atendemos desde o contribuinte mais simples ao grande empresário e, se o serviço não for prestado satisfatoriamente, a imagem de toda a SRF fica prejudicada".