Frases
"O País tem um Estado raquítico. Apenas 8% da mão de obra ocupada pertence ao Estado. Nos Estados Unidos, são 18%. Na Europa, 25%. Na Escandinávia, 40%. Espanha e Portugal têm cerca de 20%.", trecho da entrevista concedida à Agência Carta Maior, no dia 15 de agosto, pelo professor Márcio Pochmann, da Unicamp, que assumiu a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). |
|
Segundo a Receita Federal, só 20% de toda a carga desembaraçada no País passa por algum tipo de controle. "E esse é um índice muito acima da média mundial", diz Mauro de Britto, chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando da Receita, na Folha de São Paulo, edição do dia 15 de agosto.
"O Brasil é o País com a oitava maior população carcerária do mundo. Se fossem contabilizados os mandados de prisão expedidos e não cumpridos, o País disputaria com Cuba a terceira posição mundial." A afirmação é do diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maurício Kuehne, que esteve no dia 18 de setembro na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário na Câmara dos Deputados.
| "A realidade emite sinais de mudanças com a Internet, a pirataria e os novos modos de produção de cultura. Isso coloca em xeque o modelo clássico. A primeira reação vem dos autores que não são intérpretes". Do ministro da Cultura, Gilberto Gil, publicado no jornal O Globo, ao falar sobre a gestão dos direitos autorais. |
"Em Brasília está um exagero. Compra-se filme pirata em qualquer esquina como se isso não fosse errado. Isso é crime. Combatemos o pirata no transporte e vamos combater no DVD". Do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, publicada no Correio Braziliense.
"Estamos com o sistema de malhas muito mais desenvolvido. Analisamos a vida do contribuinte e não mais a declaração isolada daquele ano". Afirmou o secretário-adjunto da Receita Federal, Paulo Ricardo Cardoso, publicado em O Globo.
"Todos vocês sabem que eu não sou um ortodoxo. Mas é graças ao superávit primário que o Brasil conseguiu conquistar a confiança externa". Do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao comentar a atual situação econômica do País, em entrevista ao jornal Gazeta Mercantil. |
|
"A China subverteu esses procedimentos. Passou a driblar os órgãos de fiscalização e a invadir o mundo com produtos de baixíssima qualidade". Comentário do jornalista Luis Nassif, que publicou em seu site o artigo "Linha dura com a China".
"Aquele espetáculo provocou revolta e fez com que a população desacreditasse ainda mais nas instituições públicas, seja pelos escândalos de corrupção, seja pelo modelo político que premia quem usa instrumentos escusos para alcançar o poder." Do Senador Álvaro Dias (PSDB/PR), após chamar de "patética e melancólica" a sessão secreta do Senado que resultou na absolvição do presidente Renan Calheiros.
| "Queremos propiciar alternativas para quem pratica o comércio ilegal chamando atenção para que a Receita intensifique cada vez mais o combate à pirataria, ao contrabando e ao descaminho." do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que debateu a Medida Provisória 380/07, que cria o Regime Tributário Unificado (RTU) na importação de produtos do Paraguai. |
"A pirataria provoca perdas de empregos e receita em todas as etapas de uma produção cinematográfica: da montagem à bilheteria das salas de exibição e locadoras de vídeo". Do secretário-executivo do Ministério da Justiça e presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP), Luiz Paulo Barreto, ao comentar sobre a pirataria do filme Tropa de Elite.
"É preciso que a Receita Federal amplie também sua atuação na região para que a proposta alcance seus objetivos", Paulo Antenor de Oliveira, presidente do Sindireceita ao comentar, em audiência pública na Câmara, o alcance da MP 380, que foi revogada pelo Executivo e depois se transformou em Projeto de Lei.