Carlos Mota lança Dicionário de Fanadês
Palavras, expressões, causos, anedotas, cultura e apelidos compõem o “Dicionário de Fanadês, Jequitinhonhês e Mineirês”, do ex-deputado federal mineiro Carlos Mota. O livro foi lançado no Memorial JK, em Brasília, no dia 4 de junho. A cerimônia de lançamento contou com a presença de diversas autoridades e parlamentares. Entre os convidados, o deputado federal Gilmar Machado (PT/MG), e os diretores do Sindireceita Sérgio de Castro (Formação Sindical) e Helenita Nascimento (Aposentados e Pensionistas).
O Procurador Federal Carlos Mota, 52 anos, fundador e dirigente da Anpprev (Associação Nacional dos Procuradores Federais da Previdência Social), pesquisou há longos anos os hábitos e costumes do “fanadês”, seus termos e expressões regionais que misturam o falar de portugueses, africanos e indígenas que deram origem às populações do Vale do Jequitinhonha. O “fanadês” é falado na terra de nascimento de Carlos Mota, a cidade de Minas Novas, que foi fundada às margens do rio Fanado, em 1727, pelo bandeirante paulistano Leme do Prado, em busca de ouro e diamante.
O Dicionário, com 2.330 verbetes e “causos”, contados pelo autor, é considerado uma obra prima do regionalismo brasileiro pelo membro da Academia Brasileira de Letras, Murilo Melo Filho, que prefaciou o livro.
Para a aquisição ou mais informações, entrar em contato com a sede da Anpprev, pelo telefone (61) 3322-8564/3322-0170, ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..