Apreensões aumentam 71% e esgotam capacidade da RF

HNEWS – 27 de julho

A quantidade de mercadorias apreendidas em Maringá e Região até o fim de junho aumentou 71,59%, em relação ao mesmo período de 2010. O valor apreendido até o fim de junho no ano passado foi de R$ 6,7 milhões, este ano já ultrapassa R$ 11,6 milhões. Durante todo o ano de 2010, foram apreendidos mais de R$ 17,6 milhões.

Segundo o analista da Receita Federal, Marcos Luchiancenkol, o aumento no número de apreensões se deve pelo trabalho que está sendo feito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Polícia Federal. “Este ano a Receita [Federal] tem feito um trabalho integrado, assim ficou mais fácil identificar possíveis veículos que trazem mercadorias com mais frequência.”

O local de onde vem, não é possível afirmar, mas de acordo com Luchiancenkol, tudo leva a crer que não são do Brasil. “Acreditamos que a grande maioria vem do Paraguai de origem chinesa.”

Devido ao aumento no número de apreensões, que é mais de 70% a mais que no ano passado, o analista da Receita Federal afirma que o depósito está cheio e falta espaço. “Como houve um aumento no número de apreensões, ultimamente o depósito está cheio.

Mas estamos trabalhando para conseguir espaço, tem de sair mais do que entra.”

De acordo com Luchiancenkol, para conseguir mais espaço no depósito, há algumas alternativas. “No caso dos cigarros a alternativa é a destruição, para as outras apreensões são a incorporação a órgãos públicos, para a Receita Federal, polícia, Justiça, Ministério Público, escolas e entidades assistenciais que realizam bazares.

Além de cigarros, que somam R$ 717 mil em apreensão, os aparelhos eletrônicos estão entre os produtos apreendidos e, juntos, somam R$ 3,8 milhões, só este ano. “É feito todo tipo de apreensão, desde roupas a materiais de pesca. Dos aparelhos eletrônicos os mais comuns são máquinas fotográficas, aparelhos de som, GPS e telefones. Agora começaram a aparecer os tablets, mas geralmente são apreendidos os aparelhos que mais dão lucro, como notebooks e material de informática.”

O analista da Receita Federal afirma que os cigarros estão dentro dos caminhões por falta de espaço no barracão. Um leilão da Receita está sendo planejado para o mês de setembro.

O limite de compras em vias terrestres para compras no exterior é de US$ 300. Em vias aéreas, o limite aumenta para US$ 500. Marcos Luchiancenkol ainda lembra que esse valor é para as pessoas trazerem mercadorias para uso ou consumo, este valor não vale para fazer comércio.