Valor Econômico -SP - 04 de agosto
O Índice de Commodities (IC-Br) do Banco Central (BC), que mede a variação dos preços internacionais com impacto no mercado doméstico, continuou em processo de queda no mês passado. O indicador apresentou recuo de 3,34% em julho, na comparação com o mês anterior. Foi a quarta queda consecutiva.
No trimestre, a queda acumulada do índice foi de 9,11%, refletindo um cenário internacional com perspectiva de menor demanda por commodities, dado os problemas enfrentados pelos países desenvolvidos. No ano, o indicador tem saldo negativo, de 1,96%. Em 12 meses, o resultado ainda permanece no terreno positivo, em 26,04%, devido à forte alta registrada no último trimestre de 2010.
O segmento agropecuário, com preços de carne, algodão, milho e café, entre outros, teve a maior queda. O IC-Br Agropecuário caiu 5,92% em julho, sobre o mês anterior. No trimestre, a variação foi negativa em 13,21%, e no ano, de 5,63%. Em 12 meses, a oscilação ainda é positiva em 31,01%, fruto da alta dos preços de alimentos no fim do ano passado.
O IC-Br Energia teve queda de 1,28%. Composto pelos preços de petróleo brent, gás natural e carvão, o índice acumula recuo de 2,96% no trimestre, mas no ano a variação ainda é de 6,63% positiva. O indicador do setor metalúrgico, IC-Br Metal, teve leve alta de 0,69% no mês, contra recuo de 5,13% no trimestre e de 1,89% no ano.