Contêineres com lixo hospitalar embarcarão de volta para os EUA

O Globo - 20 de janeiro

SÃO PAULO – A carga de lixo hospitalar americano apreendida em outubro do ano passado no Porto de Suape, na região metropolitana do Recife, embarcará neste sábado de volta para os Estados Unidos. De acordo com a Receita Federal, o navio Capitão Irene fará o transporte. O embarque dos contêineres acontece a partir das 6h.

Em outubro passado, dois contêineres foram apreendidos com 46 toneladas de lixo hospitalar no porto pernambucano. Durante fiscalização da Vigilância Sanitária, foi encontrado material similar reaproveitado em diversos comércios de cidades pernambucanas.

Além de vendidos em lojas de tecidos e retalhos, lençóis, fronhas e pijamas usados em hospitais americanos - inclusive com secreções - serviam, entre outros, de matéria-prima para fábricas de bolsos para calça jeans e de roupa de camas em hotéis e hospitais de Pernambuco e outros estados.

Na ocasião, autoridades pernambucanas pediram, inclusive, auxílio do FBI, a polícia federal americana, nas investigações sobre a procedência e o destino dos contêineres.