Mais de 18 mil catalanos terão de declarar o IR este ano

Blog do Mamede - 27 de fevereiro de 2012

O governo anunciou as regras do IR 2012, que tiveram poucas mudanças

Mais contribuintes goianos serão obrigados a acertar as contas com o Leão este ano por causa da correção de apenas 4,5% na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 (IRPF).

De acordo com a Receita Federal, cerca de 780 mil goianos devem entregar a declaração, contra 712 mil no ano passado, um aumento de 68 mil declarações. “Em 2011, recebemos 16.739 declarações de Catalão e região, que compreende dez municípios. Só em Catalão, a Receita Federal recebeu 13.465 declarações. Para 2012, a expectativa de crescimento é de 10%, ou seja, cerca de 18.400 pessoas devem declarar o IR esse ano”, explicou a Analista-Tributária Cecília Santana Evangelista, chefe da Receita Federal de Catalão.

Segundo Cecília, o programa do IR estará disponível para download a partir do dia 24 de fevereiro. “Mas, o prazo de entrega da declaração começa no próximo dia 1º de março e vai até 30 de abril”.

Com a correção da tabela, as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011 ou se enquadram em alguma das condições de obrigatoriedade estão sujeitas a apresentar a declaração. O comprovante de renda aos trabalhadores deve ser entregue pelas empresas até o dia 29 de fevereiro.