PRF’s no Paraná em Estado de Alerta

Uma ampla paralisação em maio é cogitada entre os Funcionários Públicos Federais, caso as negociações salariais que começam agora não cheguem a um resultado positivo. Depois de passar 2011 concedendo aumentos apenas a algumas categorias localizadas, o Governo Federal poderá enfrentar uma pressão maior este ano de diversas categorias.

No ano passado durante as negociações o Governo deu indicações de que concederia algum aumento aos servidores, mas apenas no fechamento da Proposta do Orçamento de 2012, apresentou a decisão de que não corrigiria os salários e que em 2012, o orçamento só contemplaria elevações da folha apenas das categorias que ainda não haviam sido atendidas na chamada "recomposição salarial", iniciada no Governo Lula.

Agora de acordo com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o Governo não descarta a possibilidade de conceder reajustes em 2013. Em uma de suas falas, ela enfatizou: "Estamos falando de 2013". Ainda de acordo com a Ministra, a postura do Governo neste ano será dialogar como tem feito todos os anos.

Semana passada foi lançada a campanha salarial anual do funcionalismo federal. O movimento reúne 30 entidades de classe e é parte de um esforço para superar a fragmentação das lutas, que foram encaminhadas isoladamente pelos setores do funcionalismo em 2011 e que resultou na imposição por parte do governo, de uma política de congelamento salarial.

Uma demonstração deste movimento conjunto são as mobilizações iniciadas pelo SINPRF-PR - Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Paraná em parceria com o SINPEF- Sindicato dos Policiais Federais e o Sindireceita - Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal, em busca da valorização dos servidores que atuam na fronteira e a necessidade de investimentos na região, bem como a implantação do adicional de fronteira. "Já sabemos que a união faz a força, tanto que já fizemos várias mobilizações em parceria com o SINPEF e com o Sindireceita. No ano passado, o Governo Federal acabou desarticulando a união dos representantes sindicais, com o objetivo de nos enfraquecer, mas este ano estamos atentos e definitivamente em Estado de Alerta e prontos para a qualquer momento nos mobilizarmos em defesa de nossos direitos", explicou o Presidente do SINPRF-PR, Ismael de Oliveira.

De acordo com a Secretária Adjunta de Relações de Trabalho no Serviço Público, Marcela Tapajós e Silva, o Ministério do Planejamento receberá os servidores na primeira semana de março, para dar continuidade às negociações que estão em aberto.

Substituição

De acordo com Ismael de Oliveira, no momento há uma grande expectativa em relação à nomeação do Secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público, que será responsável pela negociação. O cargo está vago desde a morte do Secretário Duvanier Paiva, no dia 19 de janeiro.

A Ministra Miriam Belchior disse que já possui alguns nomes em vista e que deverá preencher o cargo agora, passado o carnaval.

Fonte: ASCOM - SINPRF-PR