Programa do IR teve poucas mudanças neste ano

Jornal de Beltrão – 29 de fevereiro de 2012

A Receita Federal liberou na semana passada o programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2012. O download é fácil de ser feito e pode ser liberado em poucos minutos. Pode ser acessado no site da Receita (www.receita. fazenda.gov .br).

Ao antecipar a liberação do software, o Fisco permite que os escritórios de contabilidade e os profissionais que fazem a própria declaração se programem com mais tempo para não sofrer na hora de reunir os documentos necessários. O envio das informações para a Receita Federal poderá ser feito a partir de 1º de março até as 23h59 do dia 30 de abril.

O chefe da agência da Receita Federal em Francisco Beltrão, o Analista-Tributário Elóis Rodrigues, diz que as alterações com relação ao programa do ano passado são mínimas e não está ocorrendo nenhum tipo de lentidão.

Em 2012 estão obrigados a apresentar a declaração de ajuste anual os cidadão que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 durante o ano de 2011, e não mais o valor de R$ 22.487,25. As declarações poderão ser feitas e entregues somente pela internet.

A pessoa que possui conhecimento de informática e está familiarizada com informações contábeis pode tranquilamente fazer o download do programa e ela própria encaminhar sua declaração. No entanto, Elóis alerta que a pessoa só deve fazer se tiver segurança do que está fazendo, "do contrário, é melhor procurar um contador para fazer a declaração e evitar erros que possam lhe prejudicar”.