Campanha incentiva a doação de parte do imposto devido

Diário do Noroeste - 01 de março de 2012
O Analista-Tributário e chefe da agência falou sobre como proceder para fazer o repasse
Entidades lançaram ontem pela manhã, em Paranavaí, a Campanha Tributo à Cidadania. Um trabalho que visa sensibilizar a comunidade de toda a região a repassar parte do imposto de renda 2012 para o trabalho social com crianças e adolescentes. As doações podem ser feitas até o dia 30 de abril, último prazo para acertar as contas com o leão. O evento na Aciap - Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí - contou com a presença de lideranças de toda a região, especialmente profissionais da área contábil e empresários, além de representantes de entidades sociais.

A campanha de repasse é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Paranavaí e Fórum das Entidades Sociais de Paranavaí. Atividade conta com a parceria do Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí e Região.

Neste ano nove entidades estão habilitadas a receberem doações. O dinheiro arrecadado vai para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, que providencia o repasse de acordo com a vontade do doador.

O objetivo, como explicou a coordenadora do Fórum, Líria Balestieri, é ampliar o número de doações. No ano passado foram cerca de R$ 100 mil, sempre via boleto bancário. No entanto, de acordo com o montante arrecadado de Imposto de Renda na cidade, a estimativa é que o volume possa passar de R$ 1 milhão.

Líria avalia que, apesar do apoio de parceiros, incluindo a imprensa paranavaiense, o sucesso da campanha passa pelos profissionais da contabilidade. Eles estão em contato direto com o cliente e podem convencê-los de que não há qualquer prejuízo financeiro.

Além disso, o imposto a ser pago vai direto para as entidades locais, ou seja, não precisa ir para o caixa do Governo e depois retornar apenas em parte na forma de participação.

ONDE O DINHEIRO FOI APLICADO - Ela fez uma breve prestação de contas. Disse que no ano passado o dinheiro foi investido em equipamentos de informática, reforma de espaços de recreação, espaços pedagógicos, além de financiar projetos de arte, cultura e esporte.

Muitos jovens tiveram a chance de se apresentar em outras cidades e estados, além de realizar viagens culturais. Tudo graças ao dinheiro doado através do Imposto de Renda. Não custa nada e ajuda muito, resume.

RECEITA FEDERAL - Chefe da agência da Receita Federal em Paranavaí. O Analista-Tributário Agnaldo Sartorelli explica que toda pessoa física pode doar até 6% do imposto de renda diretamente para uma entidade. Pessoas jurídicas doam até 1%. Para tal, basta indicar a entidade e recolher os valores em boleto específico.

Sartorelli explica que em anos anteriores as doações poderiam ser feitas apenas até 31de dezembro. Porém, por instrução normativa de fevereiro deste ano, foi estendida a possibilidade até 30 de abril.

Para as pessoas físicas, o valor global das doações vai até o limite de 6%, detalha. Porém, as deduções propostas já neste ano são de até 3%. Quem fez um repasse no ano passado e desejar doar novamente, poderá fazê-lo, desde que o valor global de ambas as doações não ultrapasse o limite (6%).

O chefe da agência esclarece que a pessoa com direito a restituição também pode contribuir com o Fundo. Ele explica que quem tem restituição é porque pagou imposto. Dentro do imposto já pago, cabe doação, com a devolução sendo feita normalmente junto com o valor que já seria restituído, acrescido de juros e correção.

Agnaldo Sartorelli explicou que em 2010 a cidade teve R$ 9,7 milhões de imposto de renda, valor que saltou para R$ 13,5 milhões em 2011. Levando em conta que o valor recolhido ao final do exercício é bem maior, ele estima que as doações poderiam chegar a R$ 1 milhão.

SINDICATO - Representando o Sindicato dos Contabilistas, Wilson Peixoto falou da importância de doar. Pediu que os profissionais da região que não tiverem entidades nos seus municípios, procurem ajudar entidades paranavaienses que trabalham com pessoas de toda a região. São os casos da Comunidade Católica Emanuel e APDE - Associação dos Portadores de Doenças Especiais.

Além dessas duas, estão registradas no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente: Lar Escola das Meninas - Casa da Criança; Associação Agentes da Paz - Agepaz; Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí; Associação de Moradores de Graciosa - Centro da Juventude; Associação de Pais e Amigos da Criança - AAPAC; Associação Vigilantes Mirins de Paranavaí - Guarda Mirim.