Band.com.br - 30 de março de 2012
A mobilização envolvendo os policiais federais, os analistas da Receita e a Polícia Rodoviária Federal está alterando a rotina de quem cruza as fronteiras gaúchas. Os agentes estão fazendo a distribuição de panfletos para explicar a ação que tem o tema Fronteira Protegida, Brasil Seguro, que visa alertar a sociedade para a falta de efetivo policial na fiscalização das passagens para outros países. Os documentos dos motoristas estão sendo analisados, além de ocorrer a revista nos veículos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul, Paulo Paes, no posto do Chuí, por exemplo, colegas que estavam de folga estão trabalhando, para reforçar o efetivo na região. Ainda segundo o presidente do Sindicato, os motoristas não estranham a ação, porque os panfletos são explicativos. Mas Paulo Paes ressalta que as filas são maiores nas fronteiras, porque a fiscalização efetiva demanda algum tempo.
A operação seguiu até o início da tarde, nos postos fronteiriços que estão situados nos municípios de Chuí, Bagé, Jaguarão, Livramento, Santo Ângelo, São Borja e Uruguaiana. Depois disso, será divulgado um balanço da operação.
Paula Menezes