Mobilização de agricultores no RS cancela expediente na Receita Federal

G1 – 18 de abril de 2012


Uma mobilização de pequenos agricultores provocou na manhã desta quarta-feira (18) o cancelamento do expediente da sede da RECEITA FEDERAL no Rio Grande do Sul, no bairro Cidade Baixa, na Região Central de Porto Alegre. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os manifestantes bloquearam a entrada da sede. Apenas os funcionários que chegaram antes dos trabalhadores rurais, por volta das 8h30, conseguiram entrar no local.


O protesto é organizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fetraf). Segundo a entidade, há 500 manifestantes no local, reivindicando medidas emergenciais de auxílio a produtores afetados pela estiagem no estado. Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima 300 pessoas.


"Temos uma negociação desde do ano passado com os governos do estado e federal para reparar os prejuízos com a estiagem. Há municípios em situação de emergência. Estamos negociando uma pauta de reivindicação", disse ao G1 a coordenadora estadual da Fetraf Sul, Cleonice Back.


O grupo chegou ao local por volta das 8h30, diz Cleonice. A ideia é permanecer enquanto ocorre em Brasília uma audiência entre líderes nacionais do movimento e representantes do governo federal. Depois, os agricultores planejam caminhar até o Palácio Piratini, no Centro, com o objetivo de entregar ao governador Tarso Genro uma pauta de reivindicações semelhante à entregue em Brasília.


O principal pedido dos agricultores é um financiamento de R$ 10 mil, com juros de 1%, a ser pago em 10 anos, para ajudar a reparar os danos com a seca. "Também pedimos medidas estruturais, como as melhorias do seguro-agrícola para agricultores familiares e da negociação de endividamentos", apontou Cleonice.