Correio do Povo - 04 de Julho de 2012
A Alfândega da Rceita Federal no Porto de Rio Grande fez doação, na tarde de ontem, em sua sede, de produtos e quatro veículos. As mercadorias, entre elas quatro caixas de brinquedos, seis computadores completos, uma televisão, uma impressora, um aparelho de fax e um videogame, foram repassadas ao Lar da Criança Raio de Luz, que atende 22 pessoas. Os veículos foram doados à Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros, sendo dois para cada corporação. A BM destinará os automóveis ao seu Serviço de Inteligência. Já os Bombeiros usarão os carros em ações administrativas e de prevenção contra incêndio.
Conforme o inspetor-chefe da Alfândega, Marco Antônio Medeiros, os computadores faziam parte dos bens patrimoniais da RF. Como o órgão precisa ter sempre equipamentos atualizados, periodicamente troca seu maquinário e faz doações. Ao todo, a Alfândega tem 30 computadores para repassar a cinco entidades indicadas pela Defensoria Pública e pelo Juizado da Infância e da Juventude. Porém, como a RF só pode fazer doar bens de seu patrimônio a instituições sem fins lucrativos reconhecidas pelo governo federal, no momento apenas a Raio de Luz foi contemplada. As outras quatro estão providenciando o reconhecimento.
As demais mercadorias foram apreendidas pela Alfândega, e os carros são fruto de apreensões motivadas por ilícitos aduaneiros. Segundo a presidente do Lar, Rosinha Mattos Marzol, os brinquedos que chegam à entidade logo são disponibilizados.