"É uma instabilidade quase que anárquica a redução de IPI"

Brasil Econômico - 30 de Julho de 2012

Crítico das desonerações passageiras, o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel afirma: A instabilidade da alíquota do IPI pode ser extremamente prejudicial ao governo federal.

Em entrevista ao Brasil Econômico, Maciel avaliou os riscos das "promoções", como ele diz, dos programas de desoneração.

Qual o principal problema deste tipo de incentivo?

A instabilidade de alíquotas é extremamente perigosa. Isso deve travar o mercado de automóveis novamente quando o governo restituir a real alíquota de IPI. É uma instabilidade quase que anárquica.

Isso se aplica apenas aos automóveis ou também aos outros setores?

No médio e longo prazo isso trava qualquer mercado. Perde-se a referência do verdadeiro preço dos produtos. Quando se faz uma desoneração, é preciso que ela seja feita permanentemente.

No setor de automóveis é ainda pior, pois há um forte mercado secundário, que sofre com este vai-e-vem das alíquotas.

Este não deveria ser um instrumento para estimular a economia?

Pode não ser perceptível no primeiro momento, mas esta instabilidade cria insegurança, desconfiança com o governo, inviabiliza investimentos.

Todas as vezes que houver um travamento no setor automotivo, acontecerá uma nova promoção? Então ninguém mais comprará carros sem IPI reduzido.