G1 - 11 de Setembro de 2012
Indígenas das etnias suruí e cinta larga da terra Sete de Setembro do município de Cacoal, distante a 470 quilômetros de Porto Velho, participaram nos dias 1 e 2 de setembro do programa "Cidadania, Direito de todos". A ação coordenada pelas equipes da 11º Zona Eleitoral (ZE) de Cacoal e de acesso à justiça e à cidadania da Comissão Nacional de Justiça (CNJ), teve o intuito de treinar os eleitores indígenas a utilizar as urnas eletrônicas.
Na ação realizada no 4º Batalhão da Polícia Militar de Cacoal, os moradores das aldeias foram treinados por servidores da ZE a manusear os equipamentos de votação e receberam esclarecimentos sobre as eleições de 2012.
De acordo com informações da chefe da 11ª Zona Eleitoral de Cacoal, Cariny Baleeiro Tadiotto Cielo, foi instalada na escola Izidoro de Souza Meireles uma seção eleitoral para atender as aldeias indígenas Pin Paiter e Atamuia.
O evento contou com a participação do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Receita Federal, Aeronáutica, Exército, entre outros órgãos públicos.