Receita Federal apreende 300 kg de bolsas e relógios em Viracopos

G1 - 25 de Setembro de 2012

Uma carga com capas de celular, relógios e bolsas de marcas famosas foi apreendida pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A mercadoria com 300 quilos de produtos com indícios visíveis de falsificação, chegou ao país na sexta-feira (21) e era proveniente de Hong Kong, na China.

O importador declarou que a carga continha impressos publicitários e catálogos comerciais ao invés dos produtos de luxo, o que caracteriza infração por falsa declaração de conteúdo.

Segundo a Receita Federal, uma distribuidora com sede no estado de São Paulo efetuou a importação. O nome da empresa não foi divulgado. O importador tem 90 dias para recorrer e após este período a mercadoria passa a pertencer à União.

Além da falsa declaração, os produtos apreendidos apresentam indicíos visíveis de falsificação, segundo a Receita. Caso a falsificação seja comprovada por laudos periciais, os produtos serão levados para destruição no depósito de Araraquara (SP).