Treze toneladas de defensivos agrícolas ilegais foram apreendidos em 2012

Correio WEB - 03 de Outubro de 2012

Cerca de 110 pessoas foram detidas nas principais regiões agrícolas brasileiras e 13 toneladas de defensivos agrícolas ilegais foram apreendidos entre os meses de janeiro e setembro de 2012. As operações foram realizadas pela Polícia Federal em conjunto com polícias estaduais e órgãos do Governo Federal. Os suspeitos devem responder pelos crimes de contrabando, sonegação fiscal e crime ambiental.

No Rio Grande do Sul, a Operação Salamanca resultou na aplicação de multa ao proprietário de uma fazenda, autuado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no valor de R$ 4,2 milhões. No mês de setembro, sob o comando do Ministério da Defesa foi realizada a Operação Ágata 5, que contou com o apoio de 19.550 oficiais de diversos órgãos públicos e apreendeu 500 litros de produtos ilegais. Ainda no estado é realizada a Operação Sentinela, uma ação permanente coordenada pela Superintendência da Polícia Federal do Estado do Rio Grande do Sul, da Receita Federal, da Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar, que combatem o contrabando na fronteira com o Uruguai.

Outras 3 operações ocorreram nos estados do Paraná, Mato Grosso e Goiás com a participação da Polícia Militar, da Receita Federal e das Secretarias Estaduais de Agricultura. Em São Paulo, foi realizada, recentemente, uma operação da Polícia Civil no município de Pindorama, para desarticular uma quadrilha que falsificava defensivos agrícolas. No mês de março último, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, com apoio da Polícia Civil de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, desarticularam uma quadrilha que vendia defensivo com notas falsas, na Operação Paracelsus.

Desde 2001, foram recolhidas pelas autoridades brasileiras mais de 460 toneladas de defensivos ilegais, com a detenção de 932 suspeitos. Até agora, há 40 condenações aplicadas pela Justiça. Do total apreendido 409 toneladas já foram incineradas. A campanha nacional contra os defensivos ilegais mantém um serviço disque-denúncia, criado para dar suporte à ação das autoridades, que já recebeu mais de 17 mil chamadas. Quem quiser denunciar pode ligar para o número é 0800-940-7030. As denúncias são repassadas diretamente às autoridades policiais e podem ser feitas anonimamente.