GEFAPOM - 19 de Outubro de 2012
Com o tema "Cidadania começa em casa", o Leãozinho Disseminador 2012 reuniu cerca de 70 crianças na tarde de ontem, 15, na Alfândega da Receita Federal no Porto de Manaus, local de realização do evento.
Promovido pelo Grupo de Educação Fiscal das unidades da RFB em Manaus, a ação repassou conceitos relativos à educação fiscal, para os filhos, netos ou sobrinhos dos servidores e dos colaboradores do Ministério da Fazenda na capital amazonense.
Na abertura, o inspetor Osmar Felix explicou, de forma breve, a importância da boa aplicação dos tributos para a sociedade. Ele, ainda, destacou a importância da repassar esses valores às crianças, para que se tornem adultos conscientes de seus deveres e obrigações.
Em seguida, Augusto Sampaio (Sefaz/AM) ministrou a palestra "Um passeio por Manaus". Na ocasião, foram abordados assuntos como cidadania, educação para o trânsito e limpeza na cidade, seguida de brincadeiras de perguntas e de respostas com distribuição de brindes.
"Reciclagem e educação ambiental", foi o assunto apresentado por Yuri Oliveira, da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços (Semulsp). Informações sobre limpeza, reciclagem e coleta seletiva foram repassadas às crianças, que empolgadas respondiam prontamente todas as perguntas feitas por "tio Yuri", como elas o chamavam.
A primeira parte do evento foi encerrada com os "Os garis da Alegria", grupo formado por servidores da Semulsp. Eles divertiram as crianças presentes com uma apresentação bem descontraída, com várias músicas direcionadas para a conscientização sobre limpeza pública e doméstica.
Após o intervalo, em que foi servido um lanche para as crianças, o Leãozinho teve continuidade com o analista tributário Moises Boaventura Hoyos, que falou sobre a "Educação contra pirataria", outra rodada de perguntas e respostas, com distribuição de brindes, aconteceu ao final da palestra. Combate à pirataria, importância dos tributos, questões de cidadania e ética foram alguns dos assuntos abordados.
Para finalizar, Mona Liza Ruffeil, da Controladoria Geral da União, falou sobre o Portalzinho da CGU. Denominado de "Criança cidadã", o portal apresenta, de forma bem divertida, noções sobre ética e cidadania, por meio de jogos, histórias em quadrinhos, vídeos, entre outros.
Os organizadores consideraram a 5ª edição do Leãozinho Disseminador um sucesso. Esse resultado foi observado pelo número recorde de crianças nessa e pela parceria com outros órgãos, que está cada vez mais afinada, segundo eles.