Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba - 23 de outubro de 2012
Os participantes do ‘Quintas do Conhecimento’ do polo de João Pessoa puderam na última quinta-feira (18) conhecer com detalhes ‘Os Serviços disponíveis no Sítio da Receita Federal do Brasil’ através da palestra ministrada pelos Analistas-Tributários da Receita Federal Vicente Marcolino e Epaminondas Cavalcante.
Os palestrantes elencaram os serviços disponíveis na Internet para os contribuintes, dando especial atenção ao domicílio tributário eletrônico e mostrando a série de vantagens que ele apresenta. Uma delas é ser considerado notificado só quinze dias após a entrada da notificação na caixa de e-mail, além do cidadão poder cadastrar telefones para receber o aviso de que foi postada uma mensagem.
Foram também detalhados outros serviços como o parcelamento de débitos e a situação fiscal, facilitando a emissão de certidão negativa. “A proposta é que o contribuinte possa disponibilizar de forma prática e rápida os serviços sem ter que se dirigir à Receita, o que é vantajoso. Muitos contadores praticamente nem vão mais à Receita porque já disponibilizam os serviços pela Internet”, destacou Vicente Marcolino.
Para a estudante de Contabilidade Débora Ramalho, que já trabalha em um escritório contábil e participa do projeto desde o seu início, a palestra foi esclarecedora, já que forneceu muitos detalhes que no dia-a-dia do trabalho acabam passando despercebidos. “Certamente irei aplicar em meu cotidiano. Representou uma contribuição importante para o meu conhecimento”,ressaltou.
Pela primeira vez no ‘Quintas do Conhecimento’, o contador Paulo Sérgio Pereira, que trabalha diretamente com a emissão de declarações gostou da abordagem da palestra e garantiu retornar em outras oportunidades. “Conheci algumas ferramentas que nem sabia que existia , o que sempre soma ao nosso trabalho”, afirmou.
Nos polos de Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Sumé, Sousa e Patos o tema veiculado através da TV Contabilista foi ‘Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas’. O objetivo foi fazer uma comparação da Resolução CFC nº 1.329/11 (NBC TG 1000) com as normas relativas anteriores, identificando as ações que os responsáveis pela elaboração de demonstrações contábeis deverão aplicar para pleno atendimento desta norma e quais os efeitos ela provocará na gestão de pequenas e médias empresas. O ministrante foi o professor mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica José Hernandez Peres Júnior.