G1- 31 de Outubro de 2012
Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vai sediar na tarde desta quarta-feira (31), de 13 às 17 horas, na Universidade Cândido Mendes, uma palestra sobre o Fisco Digital, um projeto da Receita Federal, que tem como objetivo fazer o cruzamento de informações entre as empresas e as Secretarias de Fazenda dos municípios, para evitar fraudes, como a sonegação fiscal.
As inscrições podem ser feitas no local ou por este link.
O que é o Fisco Digital:
O Fisco Digital - projeto ambicioso da Receita Federal que tem por objetivo combater a sonegação de impostos -, está implantando o Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED. Trata-se de um preciso cruzamento de informações entre empresários e as Secretarias de Fazenda, que não deixa escapar erros, tornando a fiscalização cada vez mais eficiente. O resultado é claro: recorde de arrecadação em 2011. Isso se deve não ao aumento de alíquotas, mas, sim, no aumento da formalidade nas declarações e, principalmente, na conscientização das empresas.
O palestrante vai abordar a evolução da comunicação (Contribuinte X SPED), certificado digital, geração de arquivos, Cuidados e alertas, Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Fiscal Digital, Escrituração Contábil Digital e Transmissão dos arquivos. "A legislação agora é muito rigorosa e o não cumprimento pode levar até a falência, já que pode comprometer o faturamento da empresa. O fisco está fechando as portas para as fraudes e erros podem ser fatais para o negócio", alerta Barini, que já percorreu mais de 70 cidades brasileiras.