Relatório preliminar do Orçamento pode ser votado nesta terça-feira

Relatório preliminar do Orçamento pode ser votado nesta terça-feira
Paulo Pimenta (PT-RS) é presidente da Comissão Mista do Orçamento. Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara

A Comissão Mista de Orçamento se reúne nesta terça-feira (20) para mais uma tentativa de votar o parecer preliminar do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao projeto da Lei Orçamentária de 2013. Nesta semana, não houve acordo entre as lideranças partidárias para a votação do relatório.


Para o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), a pressão dos parlamentares é comum nesta época do ano. "Existe uma situação que se repete todos os anos. Quando nos aproximamos deste período, há uma pressão por parte das bancadas para que o governo amplie a sua autorização de empenhos e acelere o pagamento de obras executadas, os chamados restos a pagar. Evidentemente, isso acaba tendo reflexo no ritmo, no funcionamento da comissão."


Após a votação do parecer preliminar, abre-se prazo de dez dias para a apresentação de emendas individuais, de bancadas estaduais e de comissões temáticas da Câmara e do Senado ao projeto de lei orçamentária. A Comissão Mista de Orçamento tem reunião ordinária marcada para as 14h30 da próxima terça-feira e mais duas extraordinárias previstas para o mesmo dia. O Congresso tem até o dia 22 de dezembro para votar o Orçamento da União.  (Com informações da Agência Câmara).