Alfandegamento só em fevereiro

Diário do Nordeste -  30 de janeiro de 2013

Após três vistorias realizadas pela Receita Federal nos últimos dois meses, sendo a últimos delas na semana passada, a ZPE Ceará (Zona de Processamento de Exportação do Porto do Pecém) não foi aprovada pela comissão do órgão como apta para o alfandegamento. Com isso, a inauguração do empreendimento deve acontecer somente em fevereiro, pelo menos, já que não há mais tempo hábil para que isto ocorra neste mês.

De acordo com o superintendente-adjunto da Receita Federal no Ceará, Marcus Gurjão, haverá uma reunião nesta semana com representantes da ZPE, ainda sem data marcada, para que se decida quando será a próxima vistoria. Conforme Gurjão disse ontem, as pendências detectadas são as mesmas. "Ainda há coisas para serem resolvidas no que se refere ao controle de acesso, às câmeras de vigilância, à movimentação das cargas, ao sistema de armazenamento, etc", exemplifica. "A ZPE têm todos esses equipamentos, o problema é que eles não estão funcionando de maneira adequada", disse.

Promessas

A última vistoria, que aconteceu por dois dias (quarta-feira e quinta-feira da semana passada) vinha sendo anunciada como provável definitiva, já que o presidente do empreendimento, Eduardo Macêdo, afirmava que sua intenção era inaugurá-lo ainda em 25 de janeiro.
No ano passado, o governador Cid Gomes chegou a prometer que o alfandegamento aconteceria em 15 de dezembro, mesmo que a Receita Federal dissesse que isto era bem difícil. A intenção era receber os equipamentos importados pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Além disso, disse que o evento de inauguração contaria, inclusive, com a presença da presidente Dilma Rousseff. Quando estiver em funcionamento, o empreendimento será a maior ZPE do País, a segunda a ter alfândega e a primeira com empresas em atividade.