Mais de 31 mil contribuintes já declararam imposto de renda em RO

G1 RO - 21 de março de 2013

A Receita Federal em Rondônia contabilizou até a terça-feira (19) mais de 31 mil declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), o que representa 18,81% do total de 168 mil esperadas no estado. O prazo para as declarações termina dia 30 de abril.

Francisco Pinto, Analista-Tributário e supervisor do programa do imposto de renda em Rondônia, afirma que as declarações recebidas estão “levemente acima da média” e que o sistema não tem apresentado falhas que dificultem a transmissão dos dados declarados. “O sistema é célere. As vezes o que pode acontecer são problemas com a conexão de internet que é alheio ao programa”, explica Francisco.

O Analista-Tributário alerta que o contribuinte deve ter alguns cuidados na declaração do imposto de renda, como: declarar despesas apenas de titular ou dependente legal. Para quem deixar de declarar ou atrasar o envio, Francisco diz que a “multa mínima é de R$ 165,74 podendo chegar até 20% do imposto apurado”.

Para fazer o download do programa, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet.