Primeiro lote de restituição do IR 2013 está disponível no site da Receita Federal

Engeplus – 14 de junho de 2013

Já está liberado o primeiro lote do exercício de 2013 de restituição do Imposto de Renda. Conforme o chefe da Receita Federal de Criciúma, o Analista-Tributário Rudimar Mariano, o lote está disponível desde segunda-feira, dia 10, e corresponde ao contribuinte que declarou seu imposto de renda nos primeiros dias de março e aos idosos, que são preferenciais.

Para conferir a restituição, basta o contribuinte entrar no site da Receita Federal. Na página principal aparece um link que vai direcionar o contribuinte para a página da consulta, onde ele colocará o seu CPF e digitar uma série caracteres, depois disto, terá acesso às informações.

Conforme Rudimar, a Receita também informa se o contribuinte caiu na malha fina, o que atrasa o recebimento da restituição. “O motivo de ter caído na malha fina aparece transcrito no site, em alguns casos é possível a retificação”, destaca. O contribuinte poderá fazer a correção online enviando um novo formulário com os dados corrigidos. Já em outras situações, como excessos nas despesas médicas, por exemplo, o contribuinte terá que entregar uma documentação que comprove tal declaração. Para as declarações do IR 2013, só é possível atendimento a partir do dia 2 de janeiro.

A restituição fica disponível por pelo menos um ano, caso o contribuinte não sacar a quantia neste prazo ele poderá resgatar por meio da internet, com um formulário eletrônico. Conforme o Analista-Tributário, as declarações em Criciúma atingiram a meta estipulada. Na maior cidade do Sul do Estado, a expectativa era de 36 mil declarações. Em Santa Catarina, o esperado era de um milhão. Já em todo território nacional, a expectativa era de 26 milhões de declarações. “Em âmbito nacional, tivemos até um número superior”, comentou.