Mais de 5,5 mil contribuintes de Maringá e região estão na malha fina, diz Analista-Tributário

O Diário.com - 12 de setembro de 2013

De acordo com dados da delegacia da Receita Federal em Maringá, atualmente 5.586 contribuintes de Maringá e região estão retidos na malha fiscal. No final de abril, o número chegava a 10.775. "Essa quantidade de pessoas retidas é bastante dinâmica, porque algumas declarações são simples de retificar", explica Analista-Tributário, Marcos Luchiancenkol. O extrato da declaração é disponibilizado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), onde podem ser encontradas informações relativas ao Imposto de Renda.

Caso encontre algum erro na declaração, a orientação por parte do analista tributário é de que o contribuinte se antecipe e corrija a falha. "Assim ele vai ficar livre de punições mais sérias e deverá quitar apenas a multa pelos dias de atraso", orienta. "Se o contribuinte não corrigir por conta própria e a notificação chegar, aí não tem mais como retificar e ele terá dor de cabeça", indica Marcos Luchiancenkol.

A multa para quem não conseguir provar que os dados incluídos estavam corretos é de R$ 165,74 ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o que for maior. A penalidade será mais séria se comprovada fraude, chegando a 75% do imposto. Havendo reincidência, sobe para 150%.