Fora do último lote de restituição, contribuinte deverá regularizar situação

Jornal do Oeste - 11 de dezembro de 2013

O último lote de restituição do Imposto de Renda 2013 será liberado, segundo a Receita Federal, no dia 16 de dezembro. A consulta ao sétimo lote do IRPF 2013 ainda não ficou disponível no sítio do órgão na Internet, embora a previsão fosse na terça-feira (10). Porém, mesmo com este atraso das informações, a restituição está confirmada.

Esta é a última oportunidade para quem ainda não recebeu a restituição ser contemplado nos lotes agendados. Se o contribuinte estiver fora desta leva, terá que fazer alguma regularização, pois ou há alguma pendência ou caiu na malha fina.

O chefe da agência da Receita Federal em Toledo, Jamerson Lucio da Silva, explica que muitas vezes o valor não foi pago porque falta alguma retificação. “Nestes casos de ajustes, o contribuinte será restituído do imposto nos lotes residuais”, salienta. Os residuais não há previsão de data de pagamento, pois, conforme explica, os lotes são liberados conforme autorização de pagamento.

Ele salienta que a principal dica para o contribuinte que não for contemplado neste último lote é que ele acompanhe sua situação no site da Receita Federal, através do extrato do IRPF. “Neste item ela poderá verificar se caiu na malha fina, ou se tem alguma pendência e regularizar sua situação a partir das informações da consulta”, revela.

Os valores e o número de pessoas contempladas neste último lote do IR ainda não foram divulgados. A Receita estima, contudo, que um total de R$ 12 bilhões serão liberados neste ano. Até agora R$ 10,6 bilhões foram depositados aos contribuintes, sendo o maior lote em junho, de R$ 2,8 bilhões.