Entrega das declarações de imposto de renda 2014 já começou

Jornal do Médio Vale - 12 de abril de 2014

Prazo da Receita Federal segue até dia 30 de abril e quem não declarar pagará multa

O período para envio da declaração do Imposto de Renda 2014 à Receita Federal começou dia 6, quinta-feira da semana passada, e segue até 30 de abril. São obrigadas a apresentar o documento as pessoas físicas que receberam em 2013 rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 ou tiveram rendimentos não tributáveis acima de R$ 40 mil.

Segundo informações do Analista-Tributário da Receita Federal de Timbó, Inácio Fiamoncini, também precisam entregar a declaração os contribuintes que tinham bens com valores superiores a R$ 300 mil em 31 de dezembro de 2013. “No caso dos agricultores, precisam declarar quem tem receita bruta com valor superior a R$ 128.308,50”, orienta o agente.

Segundo o site da Receita Federal, em todo o Brasil estima-se receber 27 milhões de declarações neste ano, 1 milhão acima do registrado em 2013. Em Santa Catarina, cerca de 1,05 milhão de contribuintes devem prestar contas ao fisco este ano.

Para quem optar pela declaração completa, será possível reduzir até R$ 2.063,64 por dependente e R$ 3.230,46 em gastos com educação. Fiamoncini ainda destaca que nem todos que são obrigados a declarar precisam pagar o imposto.

Vale ressaltar que quem perder o prazo da entrega pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido ou, no mínimo, R$ 165,74. O programa para preenchimento está disponível no link www.receita.fazenda.gov.br. As dúvidas também podem ser esclarecidas no site.

Novidades

Neste ano os contribuintes que possuem Certificação Digital podem fazer a Declaração Pré-preenchida, com acesso por meio da página da Receita, na área do e-CAC. Essa modalidade de declaração poderá também ser realizada por um representante do contribuinte que possua certificação digital e detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita.

Há também novas funcionalidades no Programa Gerador de Declaração, aquele usado há anos para preenchimento de declaração em computadores comuns. Entre elas estão a importação de informe de rendimentos de fontes pagadoras, informe dos planos de saúde e o Comunicado da Condição de Não Residente.

Outra novidade é que, desde semana passada, está liberado o download do aplicativo para quem preferir fazer a declaração por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Esta modalidade também passou por melhorias neste ano, passando a contar com novas funcionalidades, como a possibilidade de se declarar dívidas e ônus reais, imposto pago, rendimentos recebidos de pessoa física, rendimentos isentos e rendimentos com tributação exclusiva. Será possível também a importação dos dados da declaração de 2013.