Doze entidades de apoio à criança e ao adolescente podem ser beneficiadas com destinação do IR

Portal Cidade de Paranavaí - 02 de abril de 2014

Doze entidades de Paranavaí estão cadastradas no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes e podem ser beneficiadas com a destinação de parte do Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Os detalhes sobre como proceder a destinação dos recursos foram repassados nesta quinta-feira (27) durante uma reunião com contabilistas da cidade, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

A campanha “Transforme sua contribuição em ação” busca estimular os contribuintes a destinarem parte do seu Imposto de Renda para serem investidos em programas sociais voltados a crianças e adolescentes no município. O chefe da agência da Receita Federal em Paranavaí, Agnaldo Sartorelli esclareceu aos contabilistas sobre como declarar o Imposto de Renda de seus clientes destinando uma porcentagem às entidades do município.

As pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido ao FIA em sua declaração de ajuste anual do IRPF. Já as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real podem doar ao FIA até 1% do imposto apurado.

A pessoa física que for fazer sua própria declaração do Imposto de Renda e quiser contribuir com o Fundo deverá retirar uma guia (boleto) com os dados bancários e o n° do CNPJ junto à entidade que deseja ajudar. Outra opção é a pessoa destinar o valor diretamente ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e guardar o comprovante do depósito.

No caso de pessoas jurídicas e daqueles que declaram o imposto através de serviço terceirizado, será o contabilista que deverá entrar em contato com as entidades para adquirir a guia com os dados.

Agradecimento – A campanha “Transforme sua contribuição em ação” foi realizada em Paranavaí em 2013. O CMDCA mobilizou os contabilistas do município para orientarem seus clientes quanto à possibilidade da destinação de parte do IR às entidades credenciadas.

Durante a reunião desta quinta-feira, uma criança de cada entidade beneficiada contemplada com recursos do FIA entregou aos contabilistas um certificado em reconhecimento e agradecimento pela participação na campanha.

Conheça as entidades inscritas no CMDCA:

Em Paranavaí doze entidades estão inscritas atualmente no Conselho e podem ser beneficiadas com os repasses dos contribuintes:

- Associação de Amigos da Pastoral da Criança (AAPAC)
- Associação Agente da Paz (AGEPAZ)
- Associação de Atletismo de Paranavaí
- Associação de Handebol de Paranavaí
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
- Associação de Portadores de Doenças Especiais (APDE)
- Associação de Moradores de Graciosa/Centro da Juventude (A.M.G.)
- Associação Vigilantes Mirins/Guarda Mirim
- Centro de Atendimento Especial a Criança e Adolescente (CECAP)
- Comunidade Católica Emanuel
- Grêmio Esportivo DER